Foi divulgado nesta quinta-feira, (4), pela agência de notícias estatal mauritana um acidente envolvendo uma embarcação de imigrantes com destino a Europa. De acordo com as informações, o barco virou na costa da Mauritânia na segunda-feira (1).
Embarcação na Costa
Cerca de 89 imigrantes morreram após embarcação virar na costa da Mauritânia na última segunda-feira (1). Segundo as informações, a embarcação tinha 170 passageiros e apenas nove pessoas foram resgatadas, incluindo uma menina de 5 anos. Oficiais da Guarda Costeira do país recuperaram os corpos dos indivíduos daqueles a bordo.
A embarcação usada para a travessia da África Ocidental para Europa era apenas um barco de pesca tradicional. O barco virou à 4 km da cidade de Ndiago, sudoeste da Mauritânia.
O barco vinha da fronteira Gâmbia-Senegal há pelo menos seis dias.
Perigosas travessias de imigrantes
Milhares de imigrantes da África Ocidental se arriscam fazendo travessias perigosas no Oceano Atlântico e no Mar Mediterrâneo todos os anos. Com destino a Europa, a maioria dos imigrantes e refugiados enfrentam os perigos dos mares em busca de melhores condições de vida além de empregos e oportunidades.
Segundo relatório da Organização Internacional para as Migrações (OIM) neste ano, o processo de travessia pelo Oceano Atlântico é extremamente perigoso em razão da duração da viagem para a Europa. De acordo com eles, “os mirantes muitas vezes ficam presos no mar durante longos períodos em barcos inadequados em áreas do Oceano Atlântico sem operações de resgate dedicadas.”
Ainda segundo a Organização, o número de mortes de imigrantes inteirado em 2023 superou o de mortos e desaparecidos globalmente no ano recorde anterior de 2016 onde cerca de 8.084 pessoas morreram. As mortes causadas pelas travessias só no ano passado aumentaram 20% em relação a 2022 e tende a piorar com progressões para os próximos anos.
Em 2024 já teve-se notícia de acidentes envolvendo embarcação de imigrantes no início do ano. Em um deles, um barco com mais de 20 migrantes a bordo naufragou no dia 21 de janeiro no Mar Egeu, nas costas gregas.