Biden antecipa fala sobre Trump ser o candidato republicano de 2024

4 min de leitura
Donald Trump em Campanha. (Foto: reprodução/Christian Monterrosa/AFP)

Com as desistências de Vivek Ramaswamy no dia 15 e de Ron DeSantis no dia 21, grande parte dos Republicanos que poderia ter vencido as votações primárias do partido parecem já ter admitido o resultado: provavelmente, Donald Trump concorrerá novamente como o candidato Republicano nas eleições para a presidência dos Estados Unidos.

Agora está claro que Donald Trump será o candidato republicano. E a minha mensagem ao país é que o que está em jogo não poderia ser maior. A nossa democracia,” já afirmou Joe Biden, atual presidente americano que venceu de Trump nas eleições de 2020. “As nossas liberdades pessoais – desde o direito de escolha ao direito de voto. A nossa economia — que registrou a recuperação mais forte do mundo desde a Covid. Tudo está em jogo.

Até o momento, a única candidata republicana que ainda não desistiu da nominação é Nikki Haley, que no entanto possui uma quantia muito menor de suporte, estando cerca de 37 pontos atrás do ex-presidente republicano, de acordo com estimativas do site FiveThirtyEight.


Joe Biden faz campanha em Carolina do Norte (Foto: reprodução/Nathan Howard/Reuters)


Votações primárias

Nos Estados Unidos, antes das eleições de fato, os próprios partidos realizam as suas próprias votações para decidir qual será o candidato nominado para concorrer na arena eleitoral. Devido ao sistema de dois partidos prevalente no país, as nominações Democratas e Republicanas devem também corresponder aos finalistas da eleição em geral, que este ano provavelmente serão Joe Biden e Donald Trump.

Caso esse seja o resultado, em 2024 os americanos terão uma eleição com os mesmos candidatos de 2020. Atualmente, Biden se encontra prejudicado por causa dos problemas que ocorreram enquanto esteve no cargo, como a guerra entre Israel e Hamas, mas o democrata é longe de ser o único com complicações em termos de candidatos para as votações primárias.

Entre as várias controvérsias do ex-presidente, as mais relevantes são as de que, primeiramente, Trump é o único presidente na história dos Estados Unidos a sofrer duas vezes o Impeachment, e em segundo lugar, a legislação estadunidense pode enquadrar seu status como inelegível devido as suas ações durante a invasão ao Capitólio. Este segundo ponto, no entanto, é uma longe possibilidade, considerando que a Suprema Corte americana se encontra crescentemente conservadora.

Biden e Trump

Ao que tudo indica, Donald Trump deve permanecer como a escolha certeira dos votos republicanos desde 2016, quando foi eleito presidente. Na verdade, é com o que a campanha de Joe Biden está contando.

Juntos derrotaremos Donald Trump. Novamente,” já anunciou Joe Biden em camisas de sua campanha com slogan direcionado.

Nikki Haley, a outra candidata republicana, é considerada mais moderada e poderia ter mais chances contra Joe Biden, de acordo com pesquisas eleitorais. Mas com Donald Trump praticamente confirmado para a nominação, a aversão ao candidato mais radical deve ser um forte ponto na campanha do atual presidente.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile