Biden faz diversos ataques a Trump em comício no Michigan

Ruan Santos Por Ruan Santos
3 min de leitura
Joe Biden em entrevista (Foto: Reprodução/Sarah Silbiger)

Apesar de estar em meio de uma pressão para abandonar a disputa pela reeleição, nesta sexta-feira (12), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, viajou para Detroit, no Michigan. Durante o comício, o democrata de 81 anos demostrou energia e firmeza em seu discurso, fazendo piadas de sua própria persona e atacando o ex-presidente Donald Trump. 

Biden acusa Trump

Biden utilizou o comício para fazer diversas críticas ao seu rival republicano, criticando o elogio que o candidato fez o presidente russo, Vladimir Putin, pela invasão à Ucrânia. 

‘’Quando aquele açougueiro do Putin, que eu conheço há muito tempo, invadiu a Ucrânia, isso foi o que Trump disse (eu não estou inventando isso também): ele o chamou de gênio e disse que [aquilo] era maravilhoso’’.

Biden.  

Donald Trump junto ao Putin (Foto: reprodução/Getty Images embed/AFP/Jorge Silva)


Também chamou Trump de ‘’criminoso condenado’’ e começou a elencar os diversos processos pelo qual o bilionário responde ou foi condenado pela justiça. Começando com o caso de suborno a uma atriz pornô, a denúncia de abuso sexual feita pela jornalista E. Jean Carroll, a falsificação de informações sobre o seu patrimônio e sua influência na invasão ao capitólio, ataque que ocorreu em 6 de janeiro de 2021.  

Projeto 2025

O democrata também condenou o Projeto 2025, uma controversa emenda conservadora que propõe medidas para um possível segundo mandato de Trump que incluiria medidas como criminalizar a pornografia, acabar com o acesso ao aborto, mudanças nos departamentos de comércio e educação e ações para combater mudanças climáticas. 

Apesar do plano contar com a participação de 140 membros da campanha do republicano, o próprio magnata busca se desvincular desse projeto, algo que Biden o ataca em seu discurso. 


Biden acusa participação de Trump em projeto 2025 (Foto: reprodução/ Getty Images embed/Allison Joyce)


É um projeto do segundo mandato de Trump, que todo americano deveria ler e entender. Agora, claro, Trump está mentindo sobre isso, tentando se afastar como tentou com a revogação de Roe v. Wade [que antes permitia o aborto a nível federal nos EUA], porque ele sabe o quão tóxico é’’.

Continuou o presidente. 

Mesmo se obtiver um bom desempenho em seu comício em Michigan, a semana de Biden termina de maneira agridoce, após uma sequência de gafes no último dia da Otan, evento que ocorreu nesta última quinta (11), onde confundiu o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky com Putin. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile