Black Friday é marcada pela insatisfação dos consumidores em São Paulo

Aumento nas vendas é acompanhado por diversas reclamações no Procon-SP; com atraso em entregas e propaganda enganosa, liderando os problemas

Andressa de Paula Por Andressa de Paula
2 min de leitura
Foto destaque: Fachada das Lojas Leader (Reprodução/Instagram/@ lojasleader)

A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelo varejo e pelos consumidores, mas este ano também trouxe problemáticas significativas. O Procon do Estado de São Paulo, registrou cerca de 2.016 reclamações durante o período de ofertas da black friday 2024. Entre as principais queixa, os consumidores destacam falhas no atendimento ao público e insatisfações em relação às condutas comerciais.


Procon de  São Paulo
Procon-SP registra cerca de 2.016 reclamações durante o período da Black Friday 2024 (Foto: Reprodução/Governo de SP/gov.br)

Principais reclamações registradas pelo Procon-SP

O Procon do estado de São Paulo registrou diversas queixas durante o período de ofertas da Black Friday. Dentre elas, estão o atraso ou a não entrega de produtos, principais pontos de insatisfação dos clientes, representando 25% do total de reclamações registradas no estado. Outro ponto apresentado pelos consumidores foram pedidos cancelados após a efetivação da compra e propagandas enganosas. Essas situações geram frustração e comprometem a confiança dos clientes, tanto no comércio online, quanto no físico.


Centro da cidade de Jundiaí, São Paulo
Centro da cidade de Jundiaí, município de São Paulo, durante a Black Friday (Foto: Reprodução/Jornal de Jundiaí/sampi.net.br)

Impactos no Consumo e na Credibilidade do varejo

Neste ano de 2024, o número de reclamações relacionadas ao comércio e às promoções da Black Friday, aumentou consideravelmente em relação ao ano passado e anos anteriores, refletindo um aumento das compras e também das exigências do público. As empresas enfrentam desafios como logística e cumprimento das promessas ofertadas.

O crescimento das vendas é bom para o varejo, mas a falta de atenção na hora de promover ofertas pode colocar em risco a credibilidade das marcas diante das queixas dos consumidores, ficando claro que as empresas precisam ter cuidado ao realizar as vendas e propagandas. É importante que as promoções sejam realizadas de forma transparente, utilizando de práticas eficazes para atender e satisfazer a clientela.

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