Blackout em São Paulo e Guarulhos no último sábado foi provocado por uma pipa

Eletrobras afirma que o momento em que “o invasor” tocou a subestação de Guarulhos, provocando curto-circuito, foi flagrado pela câmera de segurança

Lourdes Carvalho Por Lourdes Carvalho
3 min de leitura
Foto destaque: subestação elétrica em São Paulo (Reprodução/Ignácio Costa/Getty Images/ embed)

No último sábado (31), um apagão afetou 942 mil imóveis na região metropolitana de São Paulo e Guarulhos. A Eletrobras informou que o incidente foi provocado por uma pipa. O instante em que o objeto acerta dois barramentos da subestação, provocando a pane, é mostrado por um vídeo.

O corpo da pipa teria atingido o primeiro barramento, provocando um curto-circuito e o desligamento pelos equipamentos de proteção. A rabiola da pipa, que possuía alumínio, teria afetado o segundo barramento. A colisão causou o desligamento do instrumento, provocando o apagão da subestação.

O incidente não é inédito

O problema não é inusitado. No ano anterior, a SE Guarulhos relatou cinco incidentes causados por pipas, de acordo com informações da Eletrobras. A construção de subestações cobertas seria uma forma de evitar esse problema, segundo a análise de especialistas.


” target=”_blank” style=”color:#a7a7a7;text-decoration:none;font-weight:normal !important;border:none” rel=”noopener”>Embed from Getty Images

São Paulo capital à noite (Foto: reprodução/Carlos Alkmin/Getty Images embed)


A Enel e a EDP, concessionárias de energia elétrica, divulgaram, no domingo (1º), que 942 mil pontos ficaram sem luz, no sábado, afetados pelo apagão. Segundo a Enel, 650 mil ligações foram impactadas somente na capital paulista., representando 8% dos clientes atendidos pela concessionária. As áreas mais afetadas foram as zonas Norte e Leste.

Já Guarulhos, cidade atendida pela EDP, informou que cerca de 292 mil imóveis foram atingidos. A região de Vila Galvão, Gopouva, Vila Rosália, Macedo, Parque Continental e Parque Santo Antônio foram os bairros mais impactados, correspondendo a cerca de 13,5% de clientes.

Força tarefa restabeleceu o abastecimento de energia

O Operador Nacional do Sistema elétrico (ONS) assim que identificou o ocorrido, em conjunto com os agentes, começou o trabalho para restabelecer o abastecimento de energia, por volta das 17h33.

A recomposição de carga da concessionária EDP foi finalizada às 19h37 e a da ENEL, às 19h37 .

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) se pronuncioou dizendo que o ocorrido será investigado para apurar as responsabilidades. A Aneel acompanhou todo o processo de recomposição das cargas, que são de responsabilidade do ONS, transmissoras e distribuidoras envolvidas; e acrescentou que está em constante contato com as equipes das empresas responsáveis.

Sair da versão mobile