Blocos de rua do Rio de Janeiro deixam mais de 20 toneladas de lixo nas vias públicas

Número foi divulgado após primeiro fim de semana oficial de Carnaval da cidade

3 min de leitura
Foto destaque: desfile do Bloco Carrossel de Emoções, no último sábado (01) (Reprodução/Tomaz Silva/Agência Brasil)

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB) coletou 28 toneladas de lixo deixado por foliões, nos blocos de rua realizados nos dias 1 e 2 de fevereiro, no Rio de Janeiro. 

De acordo com a organização, a prefeitura do Rio de Janeiro projetou uma megaoperação de limpeza na cidade, durante o período de Carnaval. A equipe de limpeza vai funcionar antes, durante e depois dos blocos de rua, acelerando o processo de higienização das vias públicas.

Segundo o site da organização pública, o trabalho incluirá varrição mecanizada, lavagem, esvaziamento de papeleiras e contêineres, e remoção de resíduos. Megablocos vão contar com até 16 agentes de limpeza e 160 garis. Os médios e pequenos blocos contarão com 25 garis e 5 agentes de limpeza.

Ao total, o efetivo que trabalhará durante todo o período de folia será de 7.500 garis e 73 agentes de limpeza.

O esquema especial que começou no último sábado irá funcionar até o último dia de Carnaval, dia 9 de março. Os serviços de rotina da COMLURB seguirão normalmente por toda a cidade.

Locais que mais geraram resíduos

De acordo com a prefeitura do Rio de Janeiro, a Liga de Blocos e Banda da Zona Portuária, realizada na Praça Mauá, registrou o maior número de resíduos deixados pelos foliões no último sábado (01). Doze toneladas de lixo foram despejados.

Os blocos realizados no Centro, Chá da Alice e Carrossel de Emoções, ao todo despejaram mais de onze toneladas de lixo nas vias públicas. A limpeza na área externa do Sambódromo, durante Ensaio Técnico do Grupo Especial, também ocorrida no último sábado, foi igualmente incluída contagem final da COMLURB.


Limpeza após o bloco de rua
COMLURB limpando a rua após o bloco Chá da Aline, no Centro (Foto: reprodução/X/@comlurbcomunica)

Fiscalização

As equipes do Lixo Zero atuarão durante todo o período de Carnaval, e fiscalizarão os principais blocos de rua da cidade. Formada por 98 agentes, a equipe irá aplicar uma multa de R$ 805,07 para quem for pego urinando em vias públicas. 

A pessoa que for flagrada jogando pequenos resíduos, como lata de bebida, pequenas embalagens de lanches ou guimba de cigarro, receberá uma multa no valor de R$ 293,95.

Sair da versão mobile