INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Bombeiros enfrentam montanhas de entulho em busca de vítimas no RS

Vastas áreas de Cruzeiro do Sul estão cobertas por entulho pós-enchentes, dificultando o trabalho de resgate

Bombeiros-enfrentam-montanhas-de-entulho-em-busca-de-vítimas-no-RS
Foto destaque: Bombeiros vasculham 15 mil km² de entulhos para encontrar corpos de vítimas das chuvas no RS (Reprodução/TV Globo)

Após as devastadoras enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, a cidade de Cruzeiro do Sul agora luta contra o tempo e o terreno para localizar possíveis vítimas soterradas sob 15 mil km² de entulhos. As enchentes, causadas pela transbordação do Rio Taquari, resultaram em um cenário de destruição com profundidades de detritos alcançando até sete metros.


Bombeiros enfrentam montanhas de entulho em busca de vítimas no RS
Imagens de destruição e bombeiros à procura de corpos em RS(Reprodução/TV Globo)

Resgate em condições extremas

Os bombeiros, auxiliados por cães farejadores e drones, vasculham incansavelmente a área em busca de sobreviventes ou corpos. Recentemente, o resgate de uma mulher e de uma criança de 11 anos entre os entulhos ressaltou a gravidade da situação. “Só com os cães a gente consegue chegar nos lugares exatos onde tem essa indicação, e a gente consegue trabalhar fazendo essas buscas”, explica o Major Michael Magrini, do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.


Bombeiros enfrentam montanhas de entulho em busca de vítimas no RS
Companhia Especial de Busca e Salvamento, em Porto Alegre (Reprodução/André Ávila/Agência RBS)

Recuperação e solidariedade

Enquanto isso, em Porto Alegre e outras áreas afetadas, a comunidade começa a limpar o que foi deixado para trás pelas águas. No bairro Menino Deus, moradores enfrentam a dolorosa realidade de perderem seus bens, muitos dos quais agora se encontram inutilizáveis nas calçadas. “Tudo é lixo. Tudo quebrado, tudo demolido. Não se aproveita nada”, lamenta o motorista Joel Vargas.

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana mobilizou 3.500 garis e um extenso arsenal de veículos pesados para lidar com as 910 toneladas de resíduos já acumulados. O diretor-geral do DMLU destaca o esforço contínuo: “Temos 3.500 garis trabalhando em três turnos e um maquinário muito pesado sendo usado na remoção dos resíduos.”


Bombeiros enfrentam montanhas de entulho em busca de vítimas no RS
Entulho toma conta de Cruzeiro do Sul, no Vale do Rio Taquari, onde bairros inteiros foram postos abaixo (Reprodução/Jornal Nacional)

Em meio a essa devastação, as histórias dos sobreviventes emergem, trazendo à tona o sentimento de abandono de uma comunidade que se sente esquecida. Com relatos de perdas irreparáveis, a população local clama por mais atenção e recursos para reconstruir suas vidas e suas comunidades.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...