Durante a noite desta quarta-feira (19), o cantor sertanejo Chrystian, integrante da dupla Chrystian & Ralf, faleceu aos 67 anos após ser internado num hospital em São Paulo. O artista foi hospitalizado pela manhã quando começou a passar mal e foi diagnosticado com uma condição que exigia repouso absoluto e imediato, além de tratamento especializado.
Histórico médico
Chrystian já vinha enfrentando alguns problemas médicos desde o início deste ano, em fevereiro. Ele chegou a ser internado no Hospital do Rim após receber o diagnóstico de rim policístico, onde os médicos perceberam a necessidade de realizar um transplante de rim no cantor. Ele começou a se preparar para a cirurgia e sua esposa Key Vieira seria a doadora, mas o procedimento foi adiado para o final do ano.
O artista precisou passar por um cateterismo, um procedimento que consiste em colocar um cateter em um vaso sanguíneo para a drenagem ou injeção de fluidos. Esse procedimento exige que o paciente tome medicações específicas para afinar o sangue durante 6 meses, impedindo a realização de qualquer cirurgia.
A cirurgia foi marcada para o final de 2024, e a assessoria do cantor confirmou que ele vinha seguindo todas as recomendações impostas pelos médicos para poder seguir com o tratamento, mas ele acabou não resistindo.
Nota da assessoria e carreira
A assessoria de imprensa do cantor soltou uma nota assinada pela esposa e filhos nas redes sociais confirmando o falecimento do cantor. Eles agradeceram todo o suporte e carinho que receberam dos amigos, fãs e de outros profissionais do entretenimento. “Chrystian dedicou 60 anos de sua vida à música sertaneja, construindo uma carreira brilhante e marcada por inúmeros sucessos”, escreveram. Eles encerram o comunicado afirmando que o artista viverá eternamente nos seus corações.
Nota da assessoria (Foto: reprodução/Instagram/@chrystiancantor)
José Pereira da Silva Neto, conhecido popularmente como Chrystian, nasceu em Goiânia e começou sua carreira na música na cidade apresentando um programa na TV local, o “Pinguinho de Gente”. Ele e o irmão Ralf tomaram a decisão de se tornar uma dupla sertaneja e foram junto com a família morar em São Paulo para buscar novas oportunidades.
O pai deles os levava diariamente na TV Bandeirantes para que pudessem se apresentar em algum programa. A chance veio no programa de Vicente Leporace. Com a performance, a dupla assinou um contrato com uma gravadora e iniciaram a carreira sob os pseudônimos de “Charles & Ralf” e “Os Pássaros”.
Os irmãos começaram cantando somente músicas em inglês. Em 1980 adotaram definitivamente o sertanejo sob o nome de “Chrystian e Ralf” e lançaram o primeiro álbum “Quebradas da Noite”, que foi um sucesso imediato. A dupla lançou outros sucessos como “Chora Peito”, “Saudade”, “Cheiro de Shampoo”, “Tempo ao Tempo” e “Eu quero seu amor”.
Eles decidiram encerrar a dupla em 2021 após lançarem 20 álbuns, incluindo coletâneas e gravações de DVDs. Chrystian chegou a lançar uma música solo chamada “Não Dá Pra Ficar Assim” e gravou, no início de 2024, um DVD em São Paulo, o “60 Anos na Estrada”, que comemorava seus anos de carreira. O cantor deixa, além da esposa, dois filhos de 12 anos. O velório acontecerá nesta quinta-feira (20) em São Caetano do Sul (SP) e será aberto para o público até às 16h.