Carlo Acutis, o primeiro “Millennial” a ser canonizado por Papa Francisco

Barbara Souza Por Barbara Souza
3 min de leitura
Foto Destaque: Carlo Acutis (Reprodução/Folha de Pernambuco)

Nesta segunda-feira (01/07), o Papa Francisco reconheceu a canonização de Carlo Acutis, tornando-o o primeiro “millenial” a ser feito santo, conforme informou o Vatican News, principal veículo de notícias do Vaticano. O jovem beato italiano, conhecido por sua devoção e talento em utilizar a internet para evangelização, teve seu segundo milagre reconhecido pelo Papa em maio deste ano.


Carlos Acutis (Foto: reprodução/Facebook/Carlos Acutis)

Quem foi Carlos Acutis?

Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, mas viveu a maior parte de sua vida em Milão, Itália. Desde cedo, demonstrou uma profunda fé católica e uma grande paixão pela tecnologia. Acutis era conhecido por sua alegria, simplicidade e amor ao próximo, características que o fizeram cativar todos ao seu redor.

Sua devoção à Eucaristia e ao Rosário foram centrais em sua vida espiritual. Acutis faleceu em 12 de outubro de 2006, aos 15 anos, devido a uma leucemia. Durante sua breve batalha contra a doença, ele ofereceu seus sofrimentos pela Igreja e pelo Papa, demonstrando uma fé inabalável até o fim.

Milagres reconhecidos e beatificação

O primeiro milagre atribuído a Carlo Acutis ocorreu no Brasil no dia 12 de outubro de 2010, envolvendo a cura milagrosa de uma criança que sofria de uma rara doença congênita do pâncreas. A intercessão foi invocada pela família da criança, que tocou numa relíquia de Acutis em Campo Grande, Maro Grosso do Sul, resultando em uma recuperação inexplicável pela medicina.

Beatificado em 2020, pelo Vaticano, teve o seu segundo milagre reconhecido pela igreja, que levou à sua canonização. Uma jovem da Costa Rica, no ano de 2022 após sofrer um acidente de bicicleta e ficar internada e desenganada pelos médicos, também teve uma cura inexplicável, quando sua mãe rezou um sua tumba na cidade de Assis, na Itália.


Corpo de Carlos Acutis, em Assis, Itália (Foto: reprodução/Jornal da França)

Por que é chamado de “Millennial”?

Carlo Acutis é referido como o primeiro “millennial” a ser canonizado devido à sua data de nascimento, que o coloca na geração dos millennials, geralmente definida como aqueles nascidos entre o início dos anos 1980 e o final dos anos 1990. Sua habilidade em utilizar a internet e a tecnologia para fins evangelísticos é outra razão pela qual ele se destaca entre os santos contemporâneos.

O padroeiro da internet

Acutis é frequentemente chamado de “Padroeiro da Internet” devido a seu uso inovador da web para difundir a fé católica. Ele criou um site que catalogava milagres eucarísticos de todo o mundo, visando despertar a devoção à Eucaristia. Sua habilidade em utilizar a internet de forma positiva e construtiva é vista como um modelo para jovens e adultos que desejam usar a tecnologia para promover o bem.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile