Na manhã deste domingo, 29, um avião de pequeno porte caiu próximo à pista do Aeroporto Internacional de Rio Branco, matando todas as 12 pessoas a bordo, de acordo com o Governo do Estado do Acre.
Avião
O voo era particular, da empresa ART Táxi Aéreo, e saiu de Rio Branco com destino à Envira, no Amazonas. A aeronave, do modelo Caravan, caiu logo após a decolagem, por volta de 6h30min em horário local (8h30min no horário de Brasília).
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião estava em situação regular, e o advogado da empresa, Thiago Abreu, afirmou que ambos o piloto e o copiloto eram treinados.
Pelas informações da lista de passageiros, o avião estava levando seis homens, três mulheres e uma criança de um ano e sete meses, além do piloto e do copiloto. Todos morreram na queda.
De acordo com a Defesa Civil de Envira, cinco dessas pessoas eram do município amazonense, sendo dois empresários, o piloto, uma servidora pública, e uma outra mulher, cuja identidade ainda não foi divulgada. Uma parte dos passageiros estaria indo para o Amazonas para tratamento médico.
Queda
O avião caiu próximo à pista do Aeroporto Internacional de Rio Branco, logo após a decolagem, e explodiu. Segundo a capitã do Corpo de Bombeiros, Francisca Fragoso, a queda aconteceu em um local de difícil acesso, em direção à BR-364, o que impossibilita o alcance por viatura, tornando o controle do incêndio mais delicado, pois só é possível utilizar extintores.
Para auxiliar nas ações de retirada de destroços e corpos, ambulâncias do Samu, viaturas da Polícia Militar e um helicóptero do Cento Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer) foram até o local.
De acordo com o Governo do Estado do Acre, as vítimas morreram carbonizadas e uma investigação está em andamento para descobrir a causa do acidente. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Charles da Silva Santos, informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para averiguar a situação.
Foto destaque: Avião cai em Rio Branco, no Acre, e mata todos as 12 pessoas a bordo. Reprodução/Sputnik Brasil/Polícia Militar do Acre.