123 Milhas realiza demissões em massa

Victor Kallut Por Victor Kallut
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Na última semana, a 123 Milhas anunciou a suspensão de pacotes e a emissão de passagens na sua linha promocional e, nesta segunda-feira (28), funcionários relataram demissões em três setores da empresa: recompra, promo e emissão.

Funcionários dizem que ocorreram demissões em massa

Uma fonte que preferiu não se identificar revelou que, pelo menos, centenas de pessoas já foram desligadas de seus empregos. Os anúncios são feitos pelos gerentes de cada setor. A 123 Milhas confirmou por meio de nota que houve uma redução no tamanho da equipe, porém não divulgou a quantidade exata de funcionários demitidos.



Fachada do prédio onde funciona a 123 Milhas. (Foto: Reprodução/Gladyston Rodrigues/Estado de Minas/D.A. Press)


A companhia informou que os desligamentos fazem parte de um “plano de reestruturação interna” e que foram tomados para se adequar ao novo contexto da 123 Milhas no mercado. Foi dito, ainda, que a decisão visa mitigar os prejuízos ocorridos pela forte diminuição de vendas.

Cancelamento de pacotes e emissão de passagens

No dia 18 deste mês (agosto), a 123 Milhas, que controla a Hotmilhas, divulgou a suspensão dos seus pacotes e emissões de passagens referentes à sua linha promocional, com datas flexíveis. O período abrangido pelos cancelamentos abrange embarques previstos de setembro a dezembro de 2023.

De acordo com a companhia, a medida não afetaria os demais serviços disponibilizados no site. Ela ainda afirmou estar ressarcindo os valores pagos pelos clientes através de vouchers, que podem ser trocados por passagens, hotéis e pacotes oferecidos pela própria agência. 

Porém, advogados dizem que os consumidores têm direito a receber de volta o valor que pagaram pelos serviços cancelados, ainda com correção monetária e juros. Outra opção seria obrigar a empresa a cumprir o contrato.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, pediu esclarecimentos à 123 Milhas sobre a suspensão de pacotes. O órgão afirmou já ter recebido a proposta da companhia, que atualmente está em análise técnica.

Caso as informações apresentadas não sejam satisfatórias, a Senacon pode aplicar sanções à empresa, que vão desde multa até a proibição da comercialização de pacotes de viagens.

 

Foto destaque: Divulgação/123 Milhas.

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