INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

2023 apresenta recordes de maiores temperaturas globais da história

2023 apresenta recordes de maiores temperaturas globais da história

De acordo com análises compartilhadas pelo observatório da União Europeia Copernicus nesta quarta-feira (6), o recorde de altas temperaturas globais vêm sendo superado desde o mês de junho. Atualmente, novembro marcou o sexto mês consecutivo deste índice, alcançando uma temperatura média do ar de superfície de 14,22°C, que  ultrapassam apontamentos feitos há mais de 30 décadas. Desta forma, especialistas afirmam que o ano de 2023 com certeza já é considerado como período mais quente registrado na história.

Ondas de calor registradas durante o ano

Mês passado foi marcado no Brasil a oitava onda de calor apenas este ano. O Instituto Nacional de Meteorologia precisou emitir alerta vermelho sob mais de 15 estados do país, entre eles Amazonas, Rondônia e Pará no topo do ranking, além de Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Na cidade carioca, a sensação térmica chegou à faixa dos quase 60°C, enquanto na capital paulistana, as temperaturas estenderam-se um pouco mais de 40°C. Segundo a instituição, a sinalização vermelha indica que as altas temperaturas significam “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.


2023 apresenta recordes de maiores temperaturas globais da história

Na Itália, turistas tentavam achar soluções para se refrescar nas ruas (Foto: reprodução/Andreas Solaro/AFP/Brasildefato.com)


Para além do hemisfério sul, países como Itália, Grécia, Holanda e Alemanha também sofreram com o calor extremo durante a temporada de verão de 2023. Autoridades locais tiveram que intervir ao fazer recomendações de cuidado para a população europeia, como por exemplo, evitar a luz solar em certos períodos e frisar a importância do consumo constante de água para uma melhor hidratação. Em julho, o governo da Grécia chegou a fechar um dos principais pontos turísticos do local,  a Acrópole, decorrente as altas temperaturas, a fim de zelar pelo bem-estar e saúde dos turistas e moradores.

Especialistas explicam motivo das altas temperaturas

Segundo a pesquisa realizada pela World Weather Attribution, as bruscas mudanças climáticas dos últimos anos foram ocasionadas principalmente pelas ações humanas para com o planeta. Fenômenos como aquecimento global e o desmatamento incessante configuram-se como motivos ainda mais fortes para estas situações de calamidade ambiental.

“Esse ano particular agora não dá mais espaço para aquelas visões céticas do aquecimento global […] é indubitável: todas as evidências estão aí saltando aos olhos de todos e não há negacionismo que sustente diante de tantas alterações”, relata o professor de Meteorologia do IAG/USP, Ricardo de Camargo, para o veículo CNN. Além do calor, estas mudanças climáticas afetam a questão das chuvas, sejam ela em níveis extremos ou pela sua escassez em períodos determinados.

Ademais, o Brasil ainda enfrenta atualmente outro evento climático, o El Niño, fenômeno natural que proporciona um aumento nas temperaturas oceânicas. No entanto, segundo a Karina Lima, doutora em Climatologia pela UFRGS, umas das consequências do aquecimento global está diretamente ligada ao fato do elevação da intensidade e mutabilidade do acontecimento e que, assim como os outros casos, necessita de um plano de ação para ser equilibrado.

Foto destaque: ilustração de um termômetro marcando altas temperaturas (Reprodução/lamyai/Istockphoto)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...