INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

28 multas a cada hora foram registradas no Brasil por uso de celular em 2021

No ano de 2021, 246.438 infrações de trânsito por uso de celular foram registradas no Brasil. O montante corresponde a um equivalente a 28 multas a cada hora.

Cerca de 37% dessas infrações foram registradas no estado de São Paulo, correspondendo a  um expressivo número de 91.362 pessoas flagradas no ano passado usando o dispositivo enquanto dirigiam. Vale ressaltar que um terço dos automóveis cadastrados do país vem do estado.

Os dados mostrados são do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf) foram divulgados pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet).

Para o presidente da Abramet, Antônio Meira Júnior, o problema é ainda maior do que se tem controle, visto que os números se tratam apenas daqueles que foram flagrados utilizando aparelhos ao volante. “Os números registrados são estarrecedores, mas provavelmente estão subestimados, porque a maioria das cidades não tem fiscalização”, diz.

O celular na direção é o principal motivo de distrações durante a direção, e é o mais grave, porque ocasiona uma distração em três níveis: manual (motorista tira a mão que devia estar comandando a direção), visual (desvio do olhar) e cognitiva (desvio do foco, distração emocional e maior tempo de reação)”, completa Meira Júnior.


Uso de celular no trânsito. (Foto: Reprodução/Auto Esporte)


Outros levantamentos feitos pela própria Abramet comprovam que o uso de aparelhos celulares ao dirigir é responsável por quase 50% dos casos que resultam em falha de atenção ao conduzir, isto é, quando há distração por parte do condutor. Além disso, mais da metade (57%) dos acidentes envolvendo pessoas de 20 a 39 anos são por esse mesmo fator.

A instituição afirma também que o uso desses dispositivos ao volante é a terceira causa de mortes no trânsito no Brasil, atrás do uso de álcool e do excesso de velocidade.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, é considerada infração a utilização do aparelho celular com ou sem fones nos ouvidos durante a condução. Ou seja, ainda que o celular esteja conectado a um fone de ouvido ou no modo viva-voz, a multa será aplicada ao condutor.

 

Foto destaque: Aparelho celular sendo usado durante condução. Reprodução/Banda B

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − três =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...