Nesta quarta-feira (7) de setembro, o Brasil, está comemorando o bicentenário da independência. Após dois anos sem comemorações por conta da pandemia do Covid-19, os estados voltam com os tradicionais desfiles cívico-militares em diversas capitais do país.
Expectativa para as comemorações do dia 7 de setembro (Foto: Reprodução/ Youtube)
Distrito Federal
Em Brasília o desfile está planejado para acontecer a partir das 9h na Esplanada dos Ministérios, com participação de cerca de 3,1 mil militares. Para o público que for acompanhar o desfile vale ressaltar que não será possível chegar ao local de carro e terá revista na entrada do evento.
São Paulo
Em São Paulo, o dia será marcado pela reabertura do Museu do Ipiranga após 9 anos fechado para restauração. Além disso, a capital terá shows e desfile próximo ao museu. Algumas cidades do estado também confirmaram desfiles em comemoração a Independência do Brasil como Campinas e Mogi Guaçu.
Rio de Janeiro
Com a presença do presidente Jair Bolsonaro, a comemoração no estado ocorrerá a partir das 13hrs com um Tributo Cívico-Militar em Copacabana. A chegada do presidente está prevista para às 15:00.
Minas Gerais
A capital mineira realizará o desfile na Avenida Afonso Pena a partir das 9:00 com desfile e hasteamento de bandeira. Outras cidades do estado também confirmarão comemorações para o dia 7 de setembro.
Pernambuco
Na capital as comemorações começarão a partir das 7h30, com bloqueios no trânsito previsto para começar as 5:00, afetando também linhas de ônibus.
Bahia
Na capital, tropas militares, escolas e entidades civis se reunirão no Corredor da Vitória a partir das 6:00 para o desfile que ocorrerá na Avenida Sete de Setembro.
Espírito Santo
Ao todo cerca de 2 mil militares e servidores das forças de segurança e mais 2 mil estudantes participarão do desfile na capital do estado.
Ceará
Na capital, cerca de 8.500 pessoas participarão do desfile, entre eles as Forças Armadas, órgão de segurança pública e alunos das redes estaduais, municipais e particulares.
Alagoas
A capital, Maceió, terá um desfile comemorativo a partir das 9:00, aproximadamente 1.600 pessoas das forças de segurança participarão do desfile.
Amapá
O desfile está previsto para começar as 8:00 na Avenida Fab, no centro da capital. Uma novidade deste ano é a marcha dos alunos de escolas de Gestão Compartilhada Militar com os representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.
Mato Grosso
A comemoração no estado está prevista para começar às 7h na capital, com a execução do hino nacional e o desfile cívico-militar.
Mato Grosso do Sul
Na capital do estado, Campo Grande, as comemorações irão começar a partir das 9h com um desfile dos integrantes do Exército e representantes de instituições de segurança pública.
Pará
A capital terá o tradicional desfile a partir das 9 horas na Avenida Presidente Vargas, o evento contará com bandas, clube de moto feminino, organizações militares e forças de segurança.
Piauí
A capital do estado espera um público de mais de 50 mil pessoas para as comemorações de 7 de setembro, a programação está prevista para iniciar às 7h e se encerrar às 10h.
Paraná
O desfile na capital do estado, Curitiba, está previsto para começar às 8h no Centro Cívico de Curitiba, com bloqueios no trânsito da região.
Rondônia
A capital terá um desfile cívico com a participação das forças armadas e estudantes de escolas municipais e estaduais a partir das 17h.
Roraima
A capital terá um desfile a partir das 7h, a comemoração contará com a participação de 29 escolas da rede estadual e 18 colégios militarizados.
Rio Grande do Sul
A capital do estado, Porto Alegre, receberá as comemorações dos 200 anos de independência a partir das 10:00h, o evento contará com aproximadamente 5 mil participantes entre militares e civis, de acordo com a projeção do Comando Militar do Sul.
Santa Catarina
A capital, Florianópolis, terá o desfile de 7 de setembro a partir das 9h, com cerca de 30 grupos entre estudantes de escolas públicas, militares e integrantes da segurança pública, além de uma exposição de veículos e armamentos.
Foto Destaque: Imagem da bandeira do Brasil. Reprodução/ Pinterest