INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

8 dos 10 municípios que mais emitem gases do efeito estufa estão na Amazônia

Nesta segunda-feira (13), o Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), divulgou que entre os 10 municípios brasileiros que mais emitem gases do efeito estufa, os causadores do aquecimento global, oito estão na Amazônia e cinco deles no estado do Pará. Os outros dois municípios são os maiores do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro. Os dados são referentes ao ano de 2019, estimativa mais recente disponível para o país.

A líder do ranking, Altamira fica no Pará (830 km de Belém), assim como quatro outras cidades. De acordo com o estudo, se esse município fosse um país, seria o 108° do mundo com mais emissões, à frente da Suécia e da Noruega.


O desmatamento das áreas naturais contribui para o aquecimento global no sentido de promover um deseqyulíbrio climático decorrente da remoção da vegetação. (Reprodução/Jornal USP)


Ranking dos municípios e emissões de gases do efeito estufa (dados em milhões de toneladas de CO2e):

  1. Altamira– 35,2
  2. São Félix do Xingu – 28, 9
  3. Porto Velho – 23,3
  4. Lábrea – 23,2
  5. São Paulo – 16,6
  6. Pacajá – 16,2
  7. Novo Progresso – 14,9
  8. Rio de Janeiro – 13,8
  9. Colniza – 13,5
  10. Apuí – 12,5

A estimativa por município feita pelo SEEG, projeto do Observatório do Clima, organização com mais de 70 representantes da sociedade civil, é gerada segundo as diretrizes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) com base nos Inventários Brasileiros de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases do Efeito Estufa, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI).

No entanto, o Observatório aponta que Altamira, como o maior município brasileiro, é também o que mais remove carbono da atmosfera. “O levantamento destaca a importância de criar e manter Unidades de Conservação (UC) e Terras Indígenas (TI)”, disse a entidade em nota. A organização destacou que a plataforma MapBiomas Alerta, que reúne imagens de satélite de diversos sistemas, aponta que 98% do desmatamento na região é ilegal.

 

Foto destaque: Amazônia, conhecida como o pulmão do mundo. Reprodução/CAF

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...