A caminho de cúpula da OTAN, Biden se encontra com autoridades britânicas

Pedro Léo Por Pedro Léo
2 min de leitura

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, teve uma importante parada antes da cúpula da OTAN: o líder aterrissou em Londres, no Reino Unido, para conversar com o Rei Charles III e o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak. Biden, que estará na reunião da organização na próxima terça-feira (11) na Lituânia, conversou com os líderes sobre a Guerra da Ucrânia e a mudança climática.

O líder estadunidense chegou no país e já foi recebido com cerimônias militares, indo direto para a reunião com os líderes, acompanhado de John Kerry, enviado especial para o clima do governo americano. Em comunicado, a própria família real do Reino Unido divulgou os temas da reunião: “O rei e o presidente juntaram-se aos participantes do Fórum de Mobilização Financeira Climática, que ocorreu no início do dia. O Fórum reuniu líderes financeiros e filantrópicos do Reino Unido e dos EUA para fortalecer seus compromissos com a ação climática em mercados emergentes e economias em desenvolvimento. Os líderes foram informados sobre as conclusões das discussões.”


Biden e Sunak tomando chá juntos. (Foto: reprodução/Suzane Plunkett/Telegraph)


Biden se reuniu primeiramente com Sunak, e revisou junto com o ministro preparativos para a cúpula da Otan. A reunião será essencial para os próximos capítulos da geopolítica internacional, já que discutirá sobre a adesão da Ucrânia e da Suécia ao bloco. Os dois países apoiam a Ucrânia na guerra, porém, os Estados Unidos são contra a adesão dos ucranianos no bloco, afirmando que “uma entrada no meio da guerra seria prematura”. Ao mesmo tempo, a promessa de permitir a adesão da Ucrânia após a guerra pode aumentar ainda mais os ataques da Rússia ao país. Apesar da oposição, os Estados Unidos têm fornecido diversos equipamentos militares à Ucrânia, ação vista como controversa pelos membros da OTAN. Já a Suécia tem seu próprio conflito com a Turquia, membro da OTAN que tenta vetar a sua adesão.

Foto destaque: Biden e o rei Charles III. Reprodução/Chris Jackson/Getty Images

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile