Nesta quarta-feira (29), um acidente envolvendo uma aeronave militar dos Estados Unidos ocorreu próximo da ilha japonesa de Yakushima, às 14h40 no horário local. A aeronave, que é um híbrido, caiu no oceano e cerca de seis pessoas estavam a bordo, de acordo com autoridades japonesas.
Detalhes sobre o voo
Segundo a Guarda Costeira do Japão, a aeronave de modelo CV-22 Osprey decolou da Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA em Iwakuni, na província de Yamaguchi, e tinha como destino a Base Aérea de Kadena, em Okinawa. De acordo com a TV MBC, rede de TV sul-coreana, testemunhas afirmam ter visto o motor esquerdo da aeronave em chamas antes de cair no mar. O porta-voz da Guarda Costeira comunicou que o híbrido tentou fazer um pouso de emergência em Yakushima, mas sem sucesso.
De acordo com a TV pública NHK, a Guarda Costeira japonesa enviou barcos e aeronaves de patrulha para o local do acidente. Os destroços da aeronave foram achados, e as equipes seguem em busca dos corpos dos tripulantes, que primeiramente foram identificados como oito, mas depois corrigido para seis. Os tripulantes eram fuzileiros navais das Forças Armadas dos Estados Unidos.
Destroços da aeronave Osprey encontrados pela Guarda Costeira do Japão (Foto: reprodução/ REUTERS)
Outros acidentes envolvendo a aeronave militar
A aeronave Osprey tem por característica decolar e pousar como um helicóptero, mas quando está em voo, pode agir como um avião, já que consegue girar suas hélices para frente, alcançando velocidades maiores. Nos últimos anos, o modelo tem se envolvido em diversos acidentes fatais. Só em 2022, dois acidentes foram registrados, um na Noruega e outro na Califórnia, deixando nove militares mortos ao todo. Esse é o primeiro acidente com a aeronave registrado em 2023.
Foto Destaque: aeronave CV-22 Osprey durante demonstração aérea no Aeroporto Regional de Wittman (Reprodução/Força Aérea EUA)