Aeroporto da Cidade do México suspende temporariamente suas operações devido atividades no vulcão Popocatépetl

Lucas Quirino Por Lucas Quirino
3 min de leitura

Na manhã deste sábado, 20, o Aeroporto Internacional da Cidade do México suspendeu suas operações após registros de atividades vulcânicas no vulcão Popocatépetl, causando precipitação de cinzas que cobriram uma parte do céu mexicano. Outro aeroporto, situado em Zumpango, também emitiu o mesmo alerta, o aeroporto internacional Felipe Ángeles (AIFA).

O vulcão, que está localizado na região central do país, liberou fumarolas e material incandescente durante a noite de sexta e a madrugada de sábado, informou a Defesa Civil do governo mexicano. Devido a toda essa atividade, o aeroporto tomou a decisão de suspender de forma temporária suas operações, por meio de uma nota nas redes sociais, informou que “suspendeu as operações a partir das 4h25 (7h25 pelo horário em Brasília) de sábado“.”Estamos fazendo uma revisão e a limpeza das pistas“, acrescentaram.


<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FMASSMEXICO%2Fposts%2Fpfbid02AUUpENZxijfosZLWa4CPM34afnTpFHMyropoRoFFcoASuoGB4q6ubtaskp69bbtYl&show_text=true&width=500″ width=”500″ height=”761″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowfullscreen=”true” allow=”autoplay; clipboard-write; encrypted-media; picture-in-picture; web-share”></iframe>

Publicação de MASS México. (Reprodução/Facebook)


Porém, as autoridades do país mantiveram nível de alerta na escala “Amarelo Fase 2”, o que não se exige uma evacuação populacional das regiões próximas ao Popocatépetl. No entanto, faz com que as autoridades sigam monitorando toda e qualquer atividade que o vulcão emita, seja precipitações de cinzas e material incandescente perto da cratera.

Por volta das 10h (13h pelo horário de Brasília), o aeroporto da capital mexicana informou que haviam retomado suas atividades normais, pois, segundo nota emitida pela empresa, as cinzas vulcânicas já haviam sido retiradas da pista de pouso e decolagem do aeroporto. Este seria o com maior número de passageiros circulando no ano de 2022, com cerca de 46,2 milhões de pessoas.

O vulcão Popocatépetl é monitorado todos os dias do ano pelas autoridades locais e internacionais, visto que ele seria um dos vulcões mais ativos e perigosos da América Latina. O mesmo teve sua retomada das atividades vulcânicas no ano de 1994, e desde então ele é classificado como aquele que possui risco de entrar em erupção e causar danos e diversas escalas.

 

Foto destaque: O vulcão Popocatépetl, no México. Reprodução/AFP/GETTY IMAGES

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile