Aeroporto é paralisado por ação misteriosa de drone nos Estados Unidos

Pedro Léo Por Pedro Léo
2 min de leitura

O Aeroporto Internacional de Pittsburgh foi paralizado nesta segunda-feira (06) devido ao avistamento de um drone não-identificado. A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos divulgou em comunicado que diversos voos foram suspensos enquanto tentam encontrar a origem e o operador do drone, incluindo chegadas, o que causou atrasos de mais de uma hora para partidas e pousos de aviões.

Os voos ficaram paralisados entre 11h40min e 13h, por risco de uma colisão aérea com aeronaves que poderiam estar operando na região. Nos Estados Unidos, é proibido ter qualquer drone em aeroportos comerciais e áreas próximas, justamente devido ao risco de acidente – algo que já aconteceu algumas vezes no país. Em 2019, um avião quase colidiu com um drone, o que causou a paralisação temporária das atividades de um aeroporto em Nova Jersey. A polícia ainda está fazendo buscas para descobrir a origem do drone.


Aeroporto de Pittburgh, visto de cima. (Foto: Reprodução/Richard Cook)


O avistamento ocorreu após um avião de origem não-identificada ter sido abatido no domingo (4), em Washington. O piloto do avião não havia respondido contato das forças aéreas, que decidiram então derrubá-lo. Apesar dos esforços de busca, não foram encontrados sobreviventes perto do local onde a aeronave caiu. Os caças que circulavam o avião chegaram a fazer estrondos que foram ouvidos pelo céu da região enquanto tentavam chegar no objeto misterioso.

A situação causou tensão na aeronáutica do país e acendeu alerta para possíveis invasões e intrusos em seu território. Recentemente vários objetos voadores não-identificados têm sido avistados no céu dos Estados Unidos e as preocupações aumentaram com hipóteses que poderiam ser drones da China ou da Rússia. Drones têm sido uma importante ferramenta militar, tanto para espionagem como para armamento, como visto na guerra da Ucrânia, e as grandes potências têm feito esforços e investindo bastante para se evoluir a tecnologia e se equipar bem contra possíveis ameaças.

 

Foto destaque: Estátua de Águia no aeroporto de Pittsburgh. Reprodução/Luke Tenley.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile