INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Além de Celac e UE, Lula tem mais sete reuniões bilaterais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi até Bruxelas, na Bélgica, para um encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. A reunião começou por volta das 4h (horário de Brasília). Além desta reunião, Lula chegou no domingo (16) a fim de participar da cúpula que reúne países da União Europeia (UE) e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Esse encontro com líderes dos blocos reúne 60 países e vai até terça-feira (18). 

A agenda de Lula conta também com outras sete reuniões bilaterais nesses dois dias até retornar à Brasília, na manhã de quarta-feira (19). Após o encontro com Ursula, o presidente afirmou estar entusiasmado em participar da cúpula da Celac e da UE, dizendo que o Brasil ficou muito tempo longe do centro das discussões e que voltou ao governo para nos recolocar nesse lugar. 


O presidente Lula desembarcou ao lado de Janja em Bruxelas no domingo (16). (Foto: reprodução/ Ricardo Stuckert/ PR)


Além disso, deu certeza de querer se aprofundar em temas econômicos e que visam o meio-ambiente dizendo que o Brasil tem um programa de transição energética que queremos compartilhar por ser uma forte tendência em energia renovável. E falando sobre o clima, disse que o Brasil vai cumprir sua parte discutindo com o mundo sobre a preservação da floresta. 

Em seu discurso, Ursula von der Leyen abriu dizendo: “Sua presença é histórica. Precisamos de amigos nesta época ainda incerta. É um impacto positivo para nossas duas regiões. Queremos discutir como conectar mais nossos povos e nossas empresas. Tudo isso é possível se concluirmos acordo com o Mercosul. Queremos ser parceiros e que possamos chegar a um acordo que beneficie a todos. A UE quer investir na América Latina e no Caribe, criar bons empregos. Queremos discutir como alcançar resultados”

O Brasil estava fora do Celac desde o governo de Jair Bolsonaro (PL) e retornou esse ano com a posse de Lula. A expectativa é de que se discuta temas como a transição sustentável e justa e mudança do clima; transição digital justa e inclusiva; combate ao crime transnacional e segurança cidadã; desenvolvimento sustentável e comércio; e recuperação global pós-pandemia da Covid-19. 

 

Foto destaque: O presidente Lula se encontrou com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia. Reprodução/Yves Herman/Reuters/G1

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...