Aloizio Mercadante é anunciado como presidente do BNDES

Kauê Olah Lopes Por Kauê Olah Lopes
3 min de leitura

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aunciou nesta terça-feira (13) que o ex-ministro da educação e Casa Civil Aloizio Mercadante será o próximo presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). 

Lula fez o anúncio durante o evento que marca o fim dos trabalhos da equipe de transição do governo, visto que, falta menos de um mês para ele subir a rampa do Planalto e assumir a presidência da república. O evento aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília. 

“Eu vi algumas críticas sobre você, sobre boatos que você vai ser o presidente do BNDES. Eu quero dizer para você que não é mais boato, Aloizio Mercadante será presidente do BNDES”, disse Lula.


Gleisi Hoffmann, Lula e Aloízio Mercadante no Centro Cultural Banco do Brasil (Foto:Reprodução/ Instagram)


Criado em 1952, o BNDES é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Economia. A instituição tem como função servir de instrumento para facilitar o governo a fazer financiamentos a longo prazo e trazer investimentos em diferentes áreas e setores.  Na campanha de Lula a presidência, Mercadante ficou responsável pela elaboração do plano de governo petista. Já durante a época da transição, o ex-ministro cordenou os mais de 30 grupos técnicos de trabalho.

Eleito em outubro deste ano, derrotando o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula irá tomar posse como chefe do poder executivo pela terceira vez na história no próximo 1⁰ de janeiro. A diplomação pelo Tribunal Superior Eleitoral ocorreu nesta segunda-feira (12). Após anunciar Mercadante no BNDES, Lula ressaltou que o país está aberto aos investidores, porém, não pretende vender as empresas estatais administradas pelo governo federal. 

“E nós queremos dizer ao mundo inteiro: Quem quiser vir pra cá, venha, tem trabalho, tem coisas para você vir fazer, tem projeto Lula para os investimentos, mas não venha aqui para comprar nossas empresas públicas porque eles não estão a venda e o nosso país vai voltar a ser respeitado com soberania” , afirmou o presidente eleito.

Foto Destaque: Aloizio Mercadante e Lula durante o anúncio do novo presidente do BNDES em Brasília. Reprodução/Ricardo Stuckert

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile