INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Anatel está preocupada com construção de usina na Praia do Futuro

Anatel está preocupada com construção de usina na Praia do Futuro

Nesta quarta-feira (20), a Superintendência do Patrimônio da União (SPU-CE) aprovou as obras de construção de uma usina de dessalinização na Praia do Futuro, em Fortaleza. Entretanto, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) se colocou contra as obras, já que cabos submarinos de internet podem ser afetados.

Usina de dessalinização

A usina vai transformar a água do mar em água potável através do processo de dessalinização, aumentando em até 12% a oferta de água própria para o consumo na região metropolitana de Fortaleza, de acordo com o governo do Ceará. As obras estão previstas para começar em março de 2024, e a conclusão deve acontecer no primeiro semestre de 2026, caso as obras sigam sem interrupções.

Segundo a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a usina não apresenta riscos aos cabos submarinos na Praia do Futuro. A opinião, porém, não é compartilhada entre a Anatel e provedoras de internet, que apontam os riscos de ruptura dos cabos e possível desconexão do Brasil na rede mundial de computadores.


Vetor de pessoa sem acesso à internet

Pessoa sem acesso à internet (Foto: reprodução/Freepik)


Brasil off-line

Fortaleza tem uma localização estratégica e recebe cabos submarinos vindos da Europa, e comunica com a África, América Central e do Norte e região sudeste do Brasil. Outro fator importante que a fez receber os cabos submarinos é a condição de seu assoalho oceânico. O professor de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC), explica que “O assoalho de Fortaleza é favorável. De certa forma, está unindo o útil e o agradável: boa localização e bom assoalho”. Além disso, a capital possui grandes empresas de telecomunicações, que se igualam ao nível de empresas multinacionais.

A Anatel demonstra preocupação em relação a construção da usina, uma vez que o projeto pode impactar no funcionamento dos cabos de fibra óptica, que são de difícil manutenção, além de poder causar interferências no fluxo de informações. Já as empresas fornecedoras de internet, como a local Brisanet, e outras nacionais, como Claro, Oi, Tim, Vivo e Algar Telecom, também se preocupam com a integridade dos cabos de internet, que caso sejam afetados, pode causar a desconexão do país na internet.

Foto Destaque: vetor mostrando conexão global de internet (Reprodução/Freepik) 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...