A atual Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, solicitou ao Ministério da Justiça a análise de ataques de ódios e ameaças que tem sofrido, através das redes sociais, desde o início da semana e proteção policial, enquanto durarem os ataques.
Após o jogo entre Flamengo e São Paulo, neste domingo (24), para a final da Copa do Brasil, a ministra, que esteve presente no jogo devido ao compromisso da agenda, virou alvo de ataques, segundo o Ministério da Igualdade Racial.
Logo após a partida, uma das assessoras do ministério publicou em suas redes sociais ataques à torcida do São Paulo, ocasionando na insatisfação dos mesmos, que pode ter gerado parte dos ataques a Anielle Franco.
Caso da assessora
A então assessora de assuntos estratégicos no Ministério da Igualdade Racial, Marcelle Decothé, utilizou as redes sociais para criticar a torcida do time paulista, São Paulo.
Marcelle Decothé em publicação nas redes sociais (Foto: reprodução/Instagram/@marcelledecothe)
Decothé realizou publicação em seus stories, com a legenda “torcida branca que não canta, descendente de europeu safade”. O comentário gerou descontentamento não só a torcida, como no presidente da equipe, que utilizou a mesma rede social para se pronunciar em relação ao ocorrido.
Julio Casares, presidente do clube, publicou que as redes sociais têm se transformado em um “ambiente nocivo”, alegando que não esperava esse tipo de atitude de uma integrante do Ministério da Igualdade Racial. Segundo Casares, ações como essa são contrárias às crenças do time, que nos últimos anos tem construído o lema do futebol sem discriminação e racismo.
Publicação realizada pelo presidente do São Paulo (Foto: reprodução/Instagram/@juliocasares_sp)
O Ministério da Igualdade Racial exonerou a assessora de seu cargo e afirmou que atitudes como essa não estão de acordo com o código de conduta da pasta, muito menos com os valores construídos e propagados pelo ministério.
Compromisso entre a igualdade e o esporte
Anielle Franco esteve presente durante a partida do Flamengo, time pelo qual a ministra torce, e São Paulo, no intuito de cumprir com a programação de sua agenda.
A ministra viajou para São Paulo, com sua comitiva em voo da Força Aérea Brasileira (FAB), para participar da cerimônia de assinatura do protocolo de intenções entre os ministérios da Igualdade Racial e do Esporte e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O protocolo visa combater o racismo existente dentro do esporte, seja em campo ou pela torcida.
Foto destaque: Anielle Franco. Reprodução/Bleia Campos/Instagram