Aparecimento misterioso de sacos de cocaína em praias da França

Isabela Bertin Por Isabela Bertin
3 min de leitura

Pequenas cidades no litoral norte da França perceberam um novo fluxo de visitantes nas praias. A maioria são homens e passam o dia dando voltas pelo litoral, alguns com binóculos. Eles estão em busca dos pacotes de cocaína que foram trazidos pelo mar. 
O fenômeno começou há duas semanas, após sacos da droga terem sido encontrados nas praias. 
No dia 26 de fevereiro, um homem encontrou grandes pacotes cobertos por lona encalhados na areia, durante sua caminhada na praia de Dranguet, em Réville, pequena cidade do nordeste francês. Em volta dos pacotes, coletes salva-vidas.
O homem achou estranho e resolveu avisar a polícia, e foi assim que iniciou-se o caso “maré de cocaína” na França. 
“Dentro dos pacotes hermeticamente fechados, a polícia encontra 800 kg de cocaína. A quantidade era tanta que foi necessário usar um trator para retirá-los da praia”, afirmou um investigador ao jornal OuestFrance.
Novos pacotes continuaram a ser encontrados na costa nos dias seguintes. Em uma semana, a polícia já havia recuperado duas toneladas de cocaína. 
Desde o acontecido, as cidades da costa norte perceberam uma circulação de visitantes inabituais. Homens jovens, alguns com capuz, às vezes em grupos, indo às praias durante o dia e a noite. 
Eles ficam horas caminhando nas praias, e a esperança é encontrar pelo menos um dos pacotes de cocaína perdidos. 
“É como ganhar na loteria. Você encontra apenas um desses e fica milionário”, diz um jovem de cerca de 20 anos em entrevista, sem mostrar o rosto, a uma televisão francesa.
Quem encontra um desses pacotes e guarda para si, corre o risco de ser condenado a dez anos de prisão e até sete milhões em multas.


 

 


A polícia francesa investiga a origem da droga. Os pacotes estavam presos a coletes salva-vidas de fabricação brasileira. 
Boa parte dos pacotes estavam unidos, por isso, especula-se uma tentativa de envio a um ponto específico da costa para recepção por grupos de traficantes locais.
As autoridades temem um problema de saúde pública, visto que a cocaína encontrada é muito mais pura do que a droga que é comumente encontrada no mercado e pode levar os usuários desavisados à morte.

 

Foto destaque: Carga de cocaína que chegou pelas praias. (Foto: AFP- Lou Benoist)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile