Um novo projeto foi lançado com o intuito de deixar os aplicativos bancários de aparelhos celulares mais seguros, em caso de perdas, roubos e furtos. O site e aplicativo do programa bloqueiam o celular, de maneira segura e rápida. Com pouco tempo de lançamento, o aplicativo chamado Celular Seguro já possui um grande número de cadastros.
Mais de 3,8 mil aparelhos já foram bloqueados pelo aplicativo
Nesta terça-feira (26), o governo federal anunciou que cerca de 680 mil pessoas já se cadastraram no aplicativo celular seguro. O programa foi lançado há uma semana, e tem como objetivo trazer mais segurança para os aplicativos bancários de seus usuários em caso de roubo do celular, facilitando o processo de bloqueio do aparelho após o ocorrido.
A ideia do projeto surgiu devido ao aumento do número de furtos de aparelhos celulares nos últimos anos. Desenvolvido pelo Ministério da Justiça em parceria com a Federação Brasileira de Bancos e a Agência Nacional de Telecomunicações, é possível acessar o programa tanto pelo aplicativo, quanto pelo site oficial: celularseguro.mj.gov.br. Em uma semana mais de 3,8 mil aparelhos já foram bloqueados, sendo São Paulo o estado com maior número de bloqueios, seguido pelo Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais. Todos os bancos filiados a Febraban, aderiram ao aplicativo.
<blockquote class=”twitter-tweet” data-media-max-width=”560″><p lang=”pt” dir=”ltr”>CELULAR SEGURO! Um “botão de emergência” para impedir o acesso de criminosos a aplicativos financeiros e dados pessoais em caso de roubo ou furto de celulares – essa é a missão do serviço lançado pelo <a href=”https://twitter.com/mjspgov?ref_src=twsrc%5Etfw”>@MJSPGov</a>, que já está disponível! + <a href=”https://t.co/gMTiwfflqq”>pic.twitter.com/gMTiwfflqq</a></p>— Ministério da Justiça e Segurança Pública (@mjspgov) <a href=”https://twitter.com/mjspgov/status/1739699545200562220?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 26, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Como utilizar o aplicativo
É possível acessar o aplicativo, utilizando apenas o login do GOV, não existe um limite máximo para o cadastro de números, mas todos precisam estar vinculados ao CPF. A pessoa cadastrada pode indicar pessoas que sejam da sua confiança autorizando-as a realizar o bloqueio em seu nome.
O funcionamento do site e do aplicativo é parecido com um botão de segurança, que ao ser acionado bloqueia o aparelho em cerca de 10 minutos. Caso o dono do aparelho consiga recuperá-lo, é necessário entrar em contato com a operadora de telefonia e com os bancos e aplicativos do programa para conseguir recuperar seus acessos. O aplicativo está disponível para android e iOS, além do site oficial.
Foto destaque: foto de divulgação do aplicativo Celular Seguro. (Reprodução/Instagram/@mjspgov)