Após a 6° lista ser divulgada, brasileiros não poderão sair de Gaza

Carolina Piccolo Por Carolina Piccolo
3 min de leitura

Nesta quarta-feira (8), os brasileiros que esperavam para sair de Gaza receberam uma péssima notícia: a 6° lista divulgada não incluiu brasileiros. A divulgação foi feita pela Embaixada do Brasil na Palestina. Desde a primeira lista, 3.400 pessoas conseguiram aval para deixar Gaza, e, entre eles, 601 eram estrangeiros.


Foto do avião da FAB ( reprodução/Instagram/@fab_oficial)


Em meio à guerra e fora da lista de nacionalidades permitidas para liberação, essas pessoas esperam a autorização para deixar o local. 34 pessoas buscaram o governo brasileiro para pedir repatriação. Deles, 24 eram brasileiros e 10 eram palestinos familiares, todos esperando a liberação para conseguirem seguir para a passagem de Rafah, que é próxima do Egito.

Quais países receberam o aval para trazer de volta seus povos

601 habitantes de países diversos foram liberados, entre eles:

Ucrânia: 228 estrangeiros; Filipinas: 107 estrangeiros; Estados Unidos: 100 estrangeiros; Alemanha: 75 estrangeiros; Romênia: 51 estrangeiros; e Canadá: 40 estrangeiros.

Saiba mais sobre a lista de liberação de estrangeiros

3.432 até o presente momento conseguiram sair.

Na 1ª lista, aproximadamente 480 estrangeiros; 2ª lista: 576 estrangeiros; 3ª lista: 571 estrangeiros; 4ª lista: 599 estrangeiros; 5ª lista: 605 estrangeiros; 6ª lista: 601 estrangeiros.

O Chanceler de Israel, Benjamin Netanyahu, disse ao Ministro Mauro Vieira que haveria chance dos brasileiros saírem até quarta-feira, entretanto, quando a lista foi apresentada, não havia nenhum nome de brasileiros. Além disso, o governo brasileiro não deu previsões por não conseguir ter controle sobre a decisão de saída.

Um ônibus será responsável por buscar os familiares que estão em Khan Yunes para levá-los até a passagem de Rafah. No momento, outro grupo espera a liberação. Além disso, um avião da FAB “Força Aérea Brasileira” espera no Cairo para levantar voo em direção ao Brasil. Espera-se que essas pessoas consigam logo o aval para conseguirem embarcar e voltar aos seus familiares, que estão buscando saber mais sobre o ocorrido e que ficam ansiosos para ver a chegada de seus parentes em segurança.

Foto destaque: Avião da FAB atua na busca de brasileiros repatriados em Israel e na Palestina (reprodução: Instagram/@itamaratygovbr)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile