Após apagão em São Paulo, cerca de 99,99% dos imóveis já têm energia

Editoria Imag Por Editoria Imag
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Na noite desta quinta-feira (9), a Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica na cidade de São Paulo e 23 cidades da região metropolitana, afirmou que o serviço já foi normalizado para quase 100% dos clientes. O apagão ocorreu na última sexta-feira (3), dia que caiu uma forte tempestade na região e afetou 2,1 milhões de pessoas. A falta de energia durou uma semana.

Prefeitura diz que vai entrar na Justiça contra Enel

O prazo máximo estipulado pela Enel para o restabelecimento do serviço de energia era terça-feira. Entretanto, a empresa não conseguiu cumprir com o combinado. Em razão dos prejuízos a população, a Prefeitura de São Paulo anunciou na quarta-feira (9) que vai processar a concessionária, por meio de uma Ação Civil Pública. Além disso, a prefeitura também notificará o Procon e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) contra a empresa.

O que diz a Enel

Em sua conta na rede social X, a empresa justificou que a demora na normalização dos serviços se deu pela complexidade encontrada em algumas áreas, como queda de árvores, trocas de postes, substituição de cabos e transformadores, quando não a reconstrução de toda a rede elétrica. Em entrevista à Folha de São Paulo, o presidente da empresa, Nicola Cotugno, disse que “o vento foi absurdo” e reforçou que a Enel está se empenhando para restabelecer o fornecimento de energia elétrica em toda a Grande SP, se esquivando das críticas e da culpa pela situação.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Em muitos locais, os reparos foram extremamente complexos e mais demorados, pois exigiram a retirada de árvores de grande porte tombadas, troca de postes, substituição de transformadores e cabos de energia até a reconstrução total da rede elétrica. </p>&mdash; Enel Clientes Brasil (@EnelClientesBR) <a href=”https://twitter.com/EnelClientesBR/status/1721939569589755993?ref_src=twsrc%5Etfw”>November 7, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


Prejuízos causados na Grande São Paulo

No domingo, escolas que aplicariam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) não conseguiram receber os estudantes. Para minimizar os prejuízos, a Secretária Estadual de Educação (Seduc – SP) disponibilizou o conteúdo da prova no Centro de Mídias. No total, 36 escolas estaduais sofreram impactos, seja com destelhamento, falta de energia ou queda de árvores. O fornecimento de água também foi comprometido e a Sabesp recomendou que a população economizasse água. Protestos aconteceram em diversos bairros da capital e também na região metropolitana. Um policial miliar foi baleado durante um protesto, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

 

Foto Destaque: Enel faz reparação em rede elétrica em São Paulo. (Reprodução/Enel/X)

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