Após décadas exposta, obra famosa de Pablo Picasso tem cachorro escondido

Henrique Toledo Por Henrique Toledo
3 min de leitura

Pesquisadores do Museu Guggenheim, em Nova York, encontraram um cachorro até então “escondido” na obra “Le Moulin de la Galette” do pintor Pablo Picasso. Os pesquisadores identificaram o pet utilizando um método de pesquisa chamado “espectroscopia de imagem de fluorescência de raios-X”, processo que mapeia elementos químicos nas telas das obras como pigmentos. 

A obra em questão foi pintada em 1990, enquanto Picasso estava na em Paris, na França, ainda quando o pintor tinha apenas 19 anos de idade. O pet na obra só pode ser visto com o auxílio de raio-x. 

Os pesquisadores acreditam que o cachorro em questão seja da raça Cavalier King Charles Spaniel, raça que era muito popular na época em Paris.

Segundo Julie Barten que é uma conservadora de pintura que trabalha no Museu Guggenheim, foram observadas manchas com cores e texturas diferentes na pintura. “Tive uma sensação muito forte de que havia algo lá embaixo”, disse Julie.


Cachorro retratado na obra de Pablo Picasso. (Foto: Reprodução/Museu Guggenhein/G1)


Julie afirma que para podermos ver o pet de uma forma mais clara, teria que ser removida a camada superior de tinta da obra, tal feito não poderá ser realizado, pois danificaria a pintura e contrariaria as intenções do artista, segundo a pesquisadora. Além disso, Julie afirma que Picasso editava muito bem suas próprias obras, transformando elementos internos em novas formas.

 

“O que é interessante é que ele, ao obscurecê-lo, foi apenas com algumas pinceladas apressadas e então ele meio que deixou uma presença fantasmagórica do cachorro ali, que era sua prática frequente mais tarde na vida”, relata Julie Barten.

 

A obra está exposta há décadas no Museu Guggenheim de Nova York, hoje, essa obra é a central da exposição “Jovem Picasso em Paris”, que apresenta fotografias, desenhos e pinturas contando uma parte da história dos primeiros anos de Picasso em Paris, por volta de 1900. Essa exposição tem como objetivo celebrar o marco do 50º ano desde o falecimento do pintor em 1973.

 

Foto Destaque: Cachorro escondido em obra “Le Moulin de la Galette” de Pablo Picasso. (Foto: Reprodução/CTV News)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile