Depois de quase quatro décadas, o vulcão Mauna Loa, situado no Havaí e considerado o maior vulcão ativo do mundo, entrou em erupção pela primeira vez em 38 anos no último domingo (27). Com isso, é possível observar em um vídeo novas imagens com o avanço que a lava tem tido após a erupção. Os fluxos de lava são uma ameaça para as estradas, no entanto, a área da ilha que é habitada encontra-se em segurança até o momento e nenhuma ordem de retirada foi emitida pelas autoridades para a população local.
De acordo com os Estados Unidos e seu Serviço Geológico, a erupção teve início por volta das 23h30 de domingo, no horário local, encerrando assim o período de silêncio mais longevo já registrado na história do vulcão. A última vez que isso ocorreu foi durante março e abril de 1984.
O maior vulcão ativo do mundo
O fluxo de lava estava contido principalmente no cume, porém os moradores foram colocados em alerta e avisados sobre o risco de queda de cinzas surgirem. O Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês) chegou a informar que a situação poderia mudar rapidamente. O nível de alerta do vulcão também foi atualizado de “advertência” para “alerta”, considerada a classificação mais alta.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Novas imagens aéreas mostram o avanço da lava que escorre do maior vulcão ativo do mundo: o Mauna Loa, no Havaí. A lava chegou perto de estradas que ficam no entorno do monte, na maior ilha do arquipélago havaiano <a href=”https://twitter.com/hashtag/CNNNovoDia?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#CNNNovoDia</a> <a href=”https://t.co/nJQf7HDzQt”>pic.twitter.com/nJQf7HDzQt</a></p>— CNN Brasil (@CNNBrasil) <a href=”https://twitter.com/CNNBrasil/status/1598287343143772163?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 1, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
O avanço da lava do vulcão Mauna Loa no Havaí (Vídeo: Reprodução/Twitter)
O Mauna Loa, que significa “montanha longa” em havaiano, está localizado dentro do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí e cobre metade da ilha. Ele se eleva a 4.169 m acima do nível do mar e também abrange uma área de mais de 5.179 quilômetros quadrados. O vulcão entrou em erupção às 23h30 de domingo (27/11) no horário local (6h30 de segunda-feira no horário de Brasília) em Moku’āweoweo, a caldeira do cume do vulcão.
As caldeiras são cavidades que se formam abaixo do cume no final de uma erupção. Isso aconteceu após uma série de alertas de que uma erupção era possível no Mauna Loa em decorrência da onda de terremotos recentes que afligiram a região, incluindo mais de uma dúzia de tremores que foram reportados no domingo.
Foto destaque: O vulcão Mauna Loa no Havaí entrou em erupção. Reprodução/Twitter