INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Após ser aprovada por acionistas, privatização da Eletrobras deverá ocorrer até maio

Em encontro virtual ocorrido a 22 de maio, nesta terça-feira, acionistas chegaram a acordo que prevê privatização da estatal Eletrobras, em uma Assembleia Geral Extraordinária. A aprovação ocorre depois de o Tribunal de Contas da União (TCU) ter dado aval ao processo, que obriga a empresa, após alcançar o status privado pague à União pela renovação dos contratos das 22 usinas hidrelétricas da empresa.

A medida provisória que aprovou o processo de privatização foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em julho de 2021. O governo tem a pretensão de transformar a empresa em um “corporation”, ou seja, “numa empresa privada sem controlador definido” (G1). O esquema se assemelha ao que conduziu a privatização da Embraer.  


Discussão já transita pelo menos desde o ano passado (Foto: Reprodução/Valor Econômico).


O portal de notícias da Globo destacou três dos doze itens da pauta, a seguir:

  • Aumento de capital social da Eletrobras:

“Como a privatização da companhia será feita pelo modelo de capitalização, serão ofertadas novas ações na bolsa de valores, por meio de uma oferta primária, de modo que a União deixe de ter cerca de 70% do capital votante e passe a ter em torno de 45%”. […]

  • Reestruturação societária da estatal:

“Como a Eletronuclear e a Itaipu Binacional não serão privatizadas, a União criou a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar,) estatal que ficará responsável por esses dois ativos;”

  • Criação de uma ação especial para a União, chamada de golden share:

“Essa ação permite que a União tenha direito ao veto em deliberações relacionadas à governança, para garantir que a companhia não tenha um controlador definido”.

O modelo de privatização ainda está sendo avaliado pelo TCU, etapa fundamental para decidir de se as mudanças postuladas serão levadas a cabo. Para as intenções do Governo Federal, as privatizações devem ocorrer até maio, pois mudanças e oscilações no mercado próximas às eleições podem afetar negativamente tais anseios.

 

Foto Destaque: Reprodução/Divulgação – Eletrobras via Folha de Pernambuco

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...