Após terremoto, Turquia e Síria contabilizam mais de 20 mil mortos e, pelo menos, 75 mil feridos

Julio Amaral Por Julio Amaral
3 min de leitura

O último domingo (5) e a madrugada de segunda (6) foi de desespero para moradores da Turquia e Síria após um terremoto que atingiu os dois países. Os números de mortos divulgados pelas autoridades locais ultrapassaram a marca de 20.000 pessoas. Na Turquia, cerca de 17.134 perderam a vida e outros 70.347 ficaram feridos, informações que foram divulgadas pela agência  de Gerenciamento  de Emergências e Desastres da Turquia (AFAD).


Mulher turca chora ao ver tamanho estrago causado na cidade (Foto/Reprodução: Money Times).


Na Síria, o número de mortos ultrapassa 3.000 pessoas, o que inclui 1.970 em áreas controladas por rebeldes no noroeste do país árabe, confirmado  por um grupo de defesa civil de Capacetes Brancos, e 1.347 mortes em partes monitoradas pelo governo sírio. O total de feridos na Síria, em todos os territórios que foram atingidos, subiu para 5.245, com 2.295 em áreas controladas pelo governo Bashar Al-Assad e 2.950 em áreas controladas por rebeldes.

O mundo se solidariza com a catástrofe que acometeu os dois países; grandes esforços são realizados para tentar diminuir o sofrimento dos que moram nos locais afetados. Agências locais, entretanto, alertam que as fatalidades do desastre ainda podem aumentar de forma considerável.

O terremoto mais intenso sentido pelos moradores da região em cem anos fez com que perdessem o sono logo nas primeiras horas da manhã de segunda-feira, por volta das 4h – horário local. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor ocorreu 23 quilômetros a leste de Nudargi – província turca de Gaziantep. Sucessivos tremores foram contínuos após o abalo inicial.

Um tremor de magnitude 7.5, que ocorreu cerca de 95 quilômetros ao norte do primeiro, foi o mais forte tremor secundário registrado até agora. A corrida é contra o tempo para as equipes de resgate para que possam retirar sobreviventes dos escombros. As agências de desastres da Turquia contabilizaram mais de 5.700 edifícios que desabaram.

Foto destaque: Casas destruídas após terremoto que abalou cidades turcas e sírias. (Foto/Reprodução: SBT Interior).

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile