Árvore bicentenária é cortada por adolescente no Reino Unido

Glenda Coraline Por Glenda Coraline
3 min de leitura

Uma famosa árvore que permaneceu como uma espécie de sentinela por mais de 200 anos ao lado da Muralha de Adriano, uma construção romana na Grã-Bretanha, foi “deliberadamente derrubada“, em um ato que as autoridades classificaram como “vandalismo“.

A polícia informou ter detido um adolescente de 16 anos após o incidente, que teria ocorrido durante a noite de quinta-feira (28). A árvore, situada no Parque Nacional de Northumberland, no norte da Inglaterra, tornou-se famosa para milhões de pessoas em todo o mundo quando apareceu no filme de grande sucesso “Robin Hood: Príncipe dos Ladrões“, estrelado por Kevin Costner em 1991.


 Árvore bicentenária no Reino Unido. (Foto: reprodução/Andre Poling/ullstein imagem/Getty Images/CNN)


História

A árvore, situada em um local conhecido como “Sycamore Gap”, estava localizada ao longo da histórica Muralha de Adriano, que é listada como Patrimônio Mundial da UNESCO. Essa muralha foi construída há cerca de 1.900 anos para proteger a fronteira noroeste do Império Romano. Sycamore Gap foi considerada uma das árvores mais fotografadas da Inglaterra e foi eleita a Árvore Inglesa do Ano em 2016.

Andrew Poad, gerente geral da região nordeste do National Trust, declarou: “A árvore tem sido uma característica importante e icônica na paisagem há quase 200 anos e significa muito para a comunidade local e para qualquer pessoa que tenha visitado o local” A instituição de caridade National Trust, que co-administra o local, afirmou estarchocada e triste” com a derrubada da árvore.

A Autoridade do Parque Nacional de Northumberland afirmou que está agora “trabalhando com as agências e parceiros relevantes interessados neste marco icônico“. O Parque Nacional pediu aos visitantes que se mantivessem afastados enquanto o local estava sendo tornado seguro.

Prisão

A polícia, que anteriormente disse estar investigando o que se acredita ser um “ato deliberado de vandalismo“, informou que um jovem de 16 anos foi detido em conexão com o incidente. O adolescente continua sob custódia policial e está cooperando com os policiais em suas investigações, afirmou a Polícia de Northumbria em sua conta no Twitter, acrescentando que a “investigação ainda está em um estágio muito inicial“.

Antes da prisão, a força policial descreveu a árvore como um “marco de renome mundial“. Um comunicado da Polícia de Northumbria afirmou: “O vandalismo causou choque e raiva compreensíveis em toda a comunidade local e além.” O superintendente de polícia Kevin Waring acrescentou: “Este é um dia incrivelmente triste. A árvore foi um ícone do Nordeste e apreciada por muitos que vivem ou visitam esta região.”

Sycamore Gap, além de ter sido cenário do filme Robin Hood, esteve sempre ao lado da Muralha de Adriano, construída pelos romanos em 122 d.C. 

Foto Destaque: Vista panorâmica da árvore entre as montanhas. Reprodução/Kevin Taverner/CNN

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile