Asteróide do tamanho de ônibus deve passar rente à América do Sul com a menor distância já registrada

4 min de leitura

Sem motivos para alardes, o planeta Terra terá uma visita passageira de um asteróide. A rocha enorme, mais ou menos do tamanho de um ônibus, conhecida como 2023 BU, está prevista para passar na noite desta Quinta-feira (26/01) as 21h17 (no horário de Brasília) extremo sul da América do Sul.

A rocha espacial já chega batendo um possível recorde sendo o quarto registro de menor distância com a Terra de acordo com o Virtual Telescope Project. A expectativa é de que o asteróide se aproxime por volta de 3.600 km acima da superfície do planeta, o que pode ser considerada uma passagem rente. Ficando 10 vezes mais perto da Terra do que satélites de comunicação usuais que circundam em nossa órbita. Porém, de acordo com a Nasa, sem qualquer risco de impacto.

Mas mesmo com o corpo rochoso de dimensões em volta de 3,8 metros por 8,4 metros, não apresentaria perigos caso viesse em colisão com a Terra, pois o mais provável seria a rocha se transformar em uma bola de fogo que se desintegraria logo que atingisse nossa atmosfera, com apenas alguns detritos podendo cair em nossa superfície.

Estima-se que o asteróide vai atingir sua altitude mais baixa às 21h27 desta quinta-feira. Confira abaixo um gráfico comparativo:


Passagem do Asteróide 2023 BU pela Terra (Foto: Reprodução / BBC)


O 2023 BU foi descoberto ainda no fim de semana passado, pelo astrônomo amador Gennadiy Borisov, que atualmente opera em Nauchnyi, na Crimeia, península tomada pela Rússia em 2014.

Uma imagem do asteróide foi registrada de maneira remota com uma unidade robótica de telescópio em uma única exposição de 300 segundos. No momento em que a foto foi tirada, o asteróide 2023 BU estava a passando a cerca de 580 mil quilômetros da Terra, o telescópio rastreou seu movimento parecendo um ponto nítido de luz entre longas trilhas de estrelas.

A descoberta do 2023 BU mostra como ainda existem asteróides de tamanho significativo ao redor da Terra e que precisam ainda ser detectados. Cientistas da Nasa, também afirmaram que a órbita do 2023 BU ao redor do Sol poderá ser modificada pela passagem do meteoro pela Terra.

Após o encontro, a órbita do asteróide será mais alongada, movendo-se para mais ou menos o meio do caminho entre as órbitas da Terra e de Marte em seu ponto mais distante do Sol. O asteróide vai completar então uma órbita a cada 425 dias.” – disse o comunicado da Nasa, ainda afirmando que a gravidade do nosso planeta deverá atrair o 2023 BU e imediatamente ajustar a sua trajetória pelo espaço.

Interessados em observar a passagem do asteróide podem fazê-lo por meio de uma transmissão ao vivo no canal de YouTube do The Virtual Telescope Project a partir das 21h15 desta quinta-feira.

 

Foto Destaque: Asteróide 2023 BU (Reprodução / O Globo)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile