Atividade vulcânica na Indonésia deixa autoridades em alerta

Nicolas Pegorare Por Nicolas Pegorare
4 min de leitura

Localizado na Ilha de Java, o Vulcão Semeru expeliu uma coluna de cinzas a 1,5km no ar, forçando uma situação de alerta máximo.

O vulcão indonésio Semeru, localizado na Ilha de Java, entrou em erupção no início do domingo, horário local, e já expeliu uma coluna de cinzas de 1,5km no ar. Dessa forma o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos (PVMBG)  emitiu alerta máximo, que evolui a situação de “alerta” para “cuidado”, ou Nível III para Nível IV,  instruindo os moradores a ficarem longe da região.

As autoridades locais distribuíram máscaras aos moradores e retirou todos os residentes que vivem perto do vulcão.

A agência de mitigação de desastres da Indonésia alertou a população a não realizarem atividades dentro uma área de 5km do centro da erupção e a permanecerem a pelo menos 500 metros das margens dos rios, devido ao risco de fluxo de lava.

A Agência de Meteorologia do Japão chegou a monitorar a possibilidade de tsunami após a erupção, mas felizmente a descartou depois.  Tais informações foram divulgadas pela emissora de radiodifusão publica japonesa NHK.

O Semeru começou a entrar em eupção às 2h46 locais (16h46 de sábado, horário de Brasília). Alguns vídeos postados em redes sociais mostram as nuvens de cinzas em áreas próximas.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”in” dir=”ltr”>Gunungapi Semeru kembali muntahkan Awan Panas Guguran (APG) pada hari Minggu (4/12) sejak pukul 02.46 WIB, dengan kolom abu teramati berwarna kelabu dengan intensitas sedang hingga tebal ke arah tenggara dan selatan setinggi kurang lebih 1.500 meter di atas puncak. <a href=”https://twitter.com/hashtag/Semeru?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#Semeru</a> <a href=”https://twitter.com/hashtag/APG?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#APG</a> <a href=”https://t.co/v3mtSR4ILW”>pic.twitter.com/v3mtSR4ILW</a></p>&mdash; BNPB Indonesia (@BNPB_Indonesia) <a href=”https://twitter.com/BNPB_Indonesia/status/1599232889014874112?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 4, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Vulcão Semeru em erupção. Reprodução/Twitter 


A geografia da Indonésia possui 142 vulcões, sendo 130 ativos. Também possui a maior população do mundo vivendo perto de um vulcão, incluindo 8,6 milhões de pessoas em um raio de 10km.

A existência de tantos vulcões na geografia da Indonésia não é por acaso. O país é formado por um arquipélago de mais de 17.000 ilhas e está localizado no círculo de fogo do Pacífico.

O famoso Círculo de Fogo do Pacífico já ganhou até um filme de ficção científica (Pacific Rim), onde monstros emergem desta região do oceano. Mas pra nossa sorte (a depender do ponto de vista), nenhum Kaiju, esses monstros da cultura oriental, emergem do verdadeiro círculo de fogo.

Mas a região é conhecida por esse nome por se tratar de uma área de instabilidade, onde as placas tectônicas se chocam com frequência, causando atividades vulcânicas e sísmicas.

A erupção do Monte Semeru, cerca de 640km a leste de Jacarta, capital da Indonésia, segue causando uma série de terremotos no oeste da ilha, incluindo um no mês passado que vitimou mais de 300 pessoas.

 

Foto de destaque: Monte Semeru, Indonésia. Reprodução/Pixabay

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile