Nesta quarta-feira (27), a OpenAI, laboratório de pesquisa de inteligência artificial que tem a Microsoft como acionista, revelou que agora o ChatGPT, chatbot online de inteligência artificial, tem a possibilidade de procurar na internet para dar respostas mais atuais aos seus usuários, e não mais limitar a informações de setembro de 2021, como era antes.
A informação foi divulgada no Twitter da empresa, que comunicou que a atualização estará disponível para os usuários Plus e Enterprise hoje (28), mas que, em breve, pretende expandir para todos os usuários. Para acessar, basta escolher “Navegar com o Bing” no modelo GPT-4.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>ChatGPT can now browse the internet to provide you with current and authoritative information, complete with direct links to sources. It is no longer limited to data before September 2021. <a href=”https://t.co/pyj8a9HWkB”>pic.twitter.com/pyj8a9HWkB</a></p>— OpenAI (@OpenAI) <a href=”https://twitter.com/OpenAI/status/1707077710047216095?ref_src=twsrc%5Etfw”>September 27, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Outras atualizações
No início desta semana, a desenvolvedora OpenAI anunciou outras grandes mudanças no produto. Uma delas é para que o chat possa conversar e escutar a voz de seus usuários e interagir através de imagens. O objetivo dessa atualização é deixar o aplicativo parecido com assistentes de sites populares que funcionam através de inteligência artificial, como, por exemplo, a Siri, da Apple.
Com a atualização de “ver, falar e ouvir”, o chatbot poderá narrar histórias antes de dormir ou resolver debates na mesa de jantar, por exemplo. Dessa forma, o aplicativo fica mais criativo e também tem mais acessibilidade, podendo ser usado por quem não consegue ler ou escrever.
Possível venda do aplicativo
De acordo com fontes familiarizadas com o assunto, a empresa conversa com investidores para realizar uma possível venda de ações. Isso poderia avaliar o ChatGPT em um valor muito mais alto do que o atual, já que conta com mais atualizações.
Conheça mais sobre a OpenAI
OpenAI é um laboratório estadunidense que pesquisa a inteligência artificial. Eles conduzem pesquisas de IA com o objetivo de promover uma inteligência artifical “amigável”. Elon Musk, atual dono do Twitter/X, foi um dos fundadores, mas renunciou em 2018, permanecendo apenas como investidor.
Foto Destaque: Chat GPT agora permite pesquisas na internet para ter informações de antes de setembro de 2021. Reprodução/Internacional da Amazônia