Aumento da poluição causa fechamento de megacidade no Paquistão

Victor Kallut Por Victor Kallut
3 min de leitura

A onda de poluição que atinge o Sul da Ásia provocou o fechamento de escolas, parques e centros comerciais na megacidade Lahore, a segunda mais populosa no Paquistão, com mais de 13 milhões de habitantes. A empresa suíça IQAir apontou que o índice de qualidade do ar do local passou dos 400, o que é visto como perigoso, de acordo com a companhia.

Além de Lahore, outras duas cidades também foram enquadradas em uma situação de “emergência ambiental e de saúde”: Gujranwala e Hafizabad. As três juntas somam mais de 15 milhões de habitantes. A mobilidade através de transporte público também será controlada.

Primeira cidade atingida na Índia

Na semana passada, a cidade indiana Nova Delhi, capital do país, foi coberta por uma névoa tóxica, com a chegada de temperaturas mais frias. Neste período do ano, agricultores de arroz queimam os restos do produto a fim de se prepararem para a colheita de trigo. Isso, aliado à poluição causada por veículos e indústrias, produziu uma grande camada de sujeira atmosférica.



Imagens da névoa que cobriu Nova Delhi, na Índia (Foto: reprodução/Sajjad Hussain/AFP)


As autoridades dos estados vizinhos a Nova Delhi foram intimadas pela Suprema Corte do país a impedir que seus agricultores queimem as sobras de arroz. Além disso, o tradicional festival de Diwali, conhecido como a “festa das luzes” que irá ocorrer no próximo fim de semana, não poderá contar com o uso de fogos de artifício.

Poluição pode causar doenças graves

Partículas de MP2.5, que estão em excesso na Índia e Paquistão, contém poluentes, incluindo sulfatos, nitratos e até carbono negro, o que pode prejudicar funções cognitivas e imunológicas de pessoas, além de estarem ligadas a doenças cardíacas e pulmonares.

Essas condições podem reduzir a expectativa de vida em até 9 anos para pessoas de lugares como Nova Delhi. Segundo um estudo do Instituto de Política Energética da Universidade de Chicago, feito em 2021, todos os 1,4 bilhão de habitantes da Índia sofrem, em média, mais exposição à poluição do que as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde.

Foto destaque: cidade paquistanesa de Lahore é considerada a mais poluída do mundo (Reprodução: Arif ALI/AFP)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile