Aviões colidem durante show aéreo em Dallas

Nicolas Pegorare Por Nicolas Pegorare
3 min de leitura

Dois aviões clássicos da 2ª guerra, o Boeing B-17 Flying Fortrees e Bell P-63 Kingcobra realizavam voos exibicionistas e manobras nos arredores do aeroporto.

Dois aviões da época de 2ª guerra colidiram em pleno voo durante uma exibição no aeroporto executivo de Dallas, no Texas, neste sábado. Não há ainda informações sobre o número de vítimas.

O acidente ocorreu por volta das 13h20 locais. Na ocasião, os clássicos Boeing B-17 Flying Fortrees e o Bell P-63 Kingcobra se chocaram em voo. A colisão ocorreu quando ambos faziam uma apresentação de aeronaves para o evento Wings Over Dallas World War ll, que conta com diversos aviões que voaram e lutaram na época do conflito.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”es” dir=”ltr”><a href=”https://twitter.com/hashtag/URGENTE?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#URGENTE</a> Accidente aereo en Dallas Air Show! <a href=”https://t.co/fbNIDu30oc”>pic.twitter.com/fbNIDu30oc</a></p>&mdash; MR Aviation PH (@PhAviation) <a href=”https://twitter.com/PhAviation/status/1591532223932649473?ref_src=twsrc%5Etfw”>November 12, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Vídeo do acidente. Imagens fortes. Rreprodução/Twitter 


Segundo um porta-voz da organização do evento, Comemorative Air Force, cinco pessoas estavam no B-17 e uma no P-63.

Em nota após o acidente, a Administração da Aviação Federal e o Conselho Nacional de Segurança no Transporte afirmaram que irão investigar o caso.

Agora, segundo o prefeito de Dallas, Eric Johnson, os destroços dos aviões foram encontrados nas dependências do aeroporto, em uma rodovia próxima e em um shopping center, localizado próximo ao local da queda. Nenhuma pessoa em solo no momento da queda ficou ferida, ainda nas palavras do prefeito.

Os aviões envolvidos no acidente, o Boeing B-17 Flying Fortrees e o Bell P-63 Kingcobra eram clássicos que voaram e lutaram na segunda guerra mundial.

O Boieng B-17 é um bombardeiro pesado e estratégico da Usaf. Seu voo inaugural ocorreu em 1935, posteriormente participando da 2ª guerra. A maioria dos exemplares foram construídos pela própria Boeing, na planta de Seattle, mas um pequeno número de unidades foram montados também pela Lockheed Martin e pela Douglas Aircraft Company.

Já o modelo Bell P-63 Kingcobra é um caça construído na década de 40, com seu voo inaugural ocorrendo em 1942. Foi colocado em serviço no ano seguinte, em 1943. Também participou dos conflitos da 2ª guerra e uma vez terminada, em 1945, sua produção foi encerrada.

 

Foto de Destaque: Colisão entre os aviões. Reprodução/Twitter 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile