Baleia encalhada na Bahia parece chorar em vídeo feito por moradores

Isadora de Oliveira Silva Por Isadora de Oliveira Silva
3 min de leitura

Neste domingo (16), uma baleia encalhou na praia do Caípe, próxima à Refinaria de Mataripe, em São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador, e moradores filmaram o momento em que o animal aparentava estar chorando devido ao encalhe. De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, trata-se da mesma baleia que encalhou na Baía de Todos-os-Santos na semana anterior, e existe a possibilidade de que seja necessário realizar a eutanásia. Especialistas e moradores da região têm realizado diversas tentativas de desencalhe.

O veterinário e coordenador do Projeto Baleia Jubarte, Gustavo Rodamilans, disse para o portal G1 que o animal apresenta uma luxação ou fratura em uma das nadadeiras, o que dificulta seu retorno ao mar. “O problema é que não é possível tratar uma fratura ou luxação em uma baleia, o que inviabiliza a vida do animal. Provavelmente, ela já estava com essa lesão desde sábado“, explicou.

Ele ainda contou que foram feitas três tentativas de rebocar a baleia, mas ela conseguiu se soltar em todas as ocasiões. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Marinha do Brasil acompanharam as tentativas de desencalhe. Foram coletados materiais para análises, com o objetivo de diagnosticar possíveis doenças que possam ter contribuído para o encalhe.

Embora o desencalhe não tenha sido bem-sucedido, a baleia foi realocada a cerca de 300 metros de distância do ponto inicial, para um local menos raso, como informado pelo projeto.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Com ferimentos e debilitada a baleia ainda se encontra encalhada na Baía de todos os santos no caipe em São Francisco do Conde região Metropolitana de Salvador. É uma cena Triste de se ver. Onde estão os órgãos competentes? É de corta o coração ver ela chorando <a href=”https://t.co/iZVObnTrtK”>pic.twitter.com/iZVObnTrtK</a></p>&mdash; MAMACITO (@mamacittoofc) <a href=”https://twitter.com/mamacittoofc/status/1680715245101146114?ref_src=twsrc%5Etfw”>July 16, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


É de cortar o coração ver ela chorando“, disseum internauta, que pede pela ajuda das autoridades competentes. No entanto, o biólogo Victor Bandeira, coordenador do Projeto Baleias Soteropolitanas, disse em entrevista ao G1, que o aparente choro na verdade é o funcionamento de uma glândula que protege o olho contra o ressecamento.

Há uma glândula na pálpebra que produz um óleo para lubrificar o olho contra o ressecamento. Como a baleia está em terra, exposta ao vento, seus olhos acabam ficando ressecados, então ela produz esse óleo para proteger o globo ocular“, esclareceu.

Equipe e moradores continuam tentando desencalhar o animal, mas ainda não obtiveram sucesso.

 

Foto destaque: Baleia Encalhada. Reprodução/ Twitter @mamacittoofc

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile