Banco da Inglaterra eleva taxa de juros e alerta para maior recessão desde 1995

3 min de leitura

O Banco da Inglaterra (BoE) alertou sobre a economia do Reino Unido, que deve entrar na mais longa recessão desde 1995. Com um aumento elevado de taxas de juros (1,75%), e inflação projetada em mais de 13%, a economia britância deve registrar contratação ao longo de cinco trimestres consecutivos, a partir do quarto trimestre de 2022.

O aumento da taxa de juros foi discutido por analistas na reunião política monetária de quarta-feira (4). É a maior taxa em 27 anos. O BoE informou que a alta foi necessária visto o aumento da inflação. Os receios sobre o abrandamento do crescimento global e as discussões sobre recessões iminentes nos EUA e na zona de euro, aumentam o impacto sobre essa mudança.


Pessoa passa pelo prédio do Banco da Inglaterra no distrito financeiro de Londres, Reino Unido, em 11 de junho de 2021 (Foto: Henry Nicholls/Reuters)


Essa é a sexta vez consecutiva que o BoE eleva a taxa de juros desde o ano passado. Até junho desse ano, ele vinha aumentando a taxa em 25 pontos-base por vez. Oito dos nove dirigentes do BoE votaram nesta quinta-feira pelo aumento. Silvana Tenreyo, membro do comitê, votou sozinha a favor de um aumento menor, de 0,25 ponto. Na mesma reunião política, o BoE projetou que a economia britânica entrará em recessão a partir do último trimestre de 2022.

O BoE revelou também uma proposta de redução de seu estoque de bônus do governo, os chamados Gilts. A instituição venderia 10 bilhões de libras em Gilts por trimestre. A proposta será votada na próxima reunião de política monetária, em setembro.

O BoE admitiu que “Os dados recentes mostram que o ritmo da inflação do Reino Unido acelerou em junho para 9,4%, o nível mais elevado em 40 anos. Ainda assim, a inflação subjacente – que exclui os preços voláteis dos alimentos e energia — mostrou sinais de abrandamento”.

Há projeção de que a inflação atinja um pico de 13,2% ainda no quarto trimestre de 2022. Os agentes do mercado esperam que o BoE eleve os jurus em 0,50 ponto percentual em setembro.

Foto destaque: Banco da Inglaterra (Reprodução/99Cripto)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile