Após 79 horas de um terremoto de magnitude 7,8 graus que atingiu a Síria e Turquia, na última segunda-feira (6). Foi resgatada nesta quinta-feira (9), com vida em meio de vários escombros uma criança de dois anos.
Foto: A equipe de salvamento divulgou que o bebê se encontra bem de saúde e não sofreu nenhum ferimento grave (Reprodução/O Globo).
Segundo informações da Fundação Humanitária da Turquia (IHH), o bebê foi encontrado no sul da Turquia, mas precisamente na província de Hatay, horas após os primeiros tremores em meio aos escombros de um prédio que ficou destruído na província turca. A criança foi encontrada pela Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres da Turquia, conforme informações repassadas o menino estava soterrado em um prédio de apartamentos de quatro andares onde ficou preso por 79 horas. A equipe de salvamento que realizou o socorro e prestou os primeiros atendimentos da criança, divulgou que ele se encontra bem de saúde e não sofreu nenhum ferimento grave. E que até o momento não se tem informações sobre a situação dos pais do pequeno bebê.
Diante de tanta tamanha tragédia e de milhares de vítimas, os socorristas seguem trabalhando em baixas temperaturas nos escombros de dois prédios que desabaram tentado encontrar sobreviventes. As buscas já entraram no quarto dia e os bombeiros, não perdem as esperanças de encontrar mais pessoas vivas em meio a tantos destroços.
Este foi um dos maiores desastres naturais já registrados na região desde 1999, quando um evento poderoso igualmente a este matou 17.000 pessoas na Turquia. O presidente Recep Tayip Erdogan, esteve nas regiões afetadas e prometeu um auxilio de R$ 3 mil para famílias afetas. As famílias se dizem desassistidas e esquecidas pelo atual governo que em 1999, criou o chamado ‘imposto terremoto’, onde foi arrecadado um pouco mais de U$$ 4 bilhões de dólares, alegando que a verba seria usada para reforçar as estruturas dos prédios justamente para prevenir eventos como este e preparar equipes de resgate. Mas o país e marcado por corrupções, e muitos se perguntam onde foi para o dinheiro.
O governo admite que não tenha dado uma resposta adequada mais garantiu que o trabalho agora será mais organizado.
Estima-se que cerca de 23 milhões de pessoas tenham sido afetadas pelo terremoto na Síria e na Turquia.
Foto destaque: Momento em que uma criança de dois anos é retirada dos escombros. (REPRODUÇÃO/site metrópoles)