A cidade de Belgorod foi evacuada após invasão e 8 deixaram 8 pessoas feridas, a maioria dos habitantes abandonou a cidade.
“Um grupo de sabotagem e reconhecimento, o Ministério da Defesa e todas as agências policiais entraram no território para realizar missões de combate para proteger nosso país”, denominou o “grupo e sabotadores vindos da Ucrânia”, relatou Vyacheslav Gladkov, governador.
(Foto: Porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, fala sobre os sabotadores/Valeriy Sharifulin/Pool via REUTERS)
Conforme informou Gladkov está sendo realizada uma visita nas aldeias que fazem fronteiras, bem como na cidade de Graivoron a fim de manter a segurança local.
O governo está ajudando os que não tem condições, Gennady Ivanovich Bondarev, chefe do distrito, junto com o Ministério de Situações de Emergência e a polícia estão trabalhando juntas para evacuar os que ainda estão no local.
Segundo Kremlim, o ataque foi feito por desertores e objetivo do grupo é destituir Vladimir Putin. De acordo com o governador, Gladkov, postou no Telegram que os desertores são chamados de “Legião da Liberdade da Rússia” e o “Corpo de Voluntários Russos” estariam por trás do ataque.
No Twitter, Mykhailo Podolyak, assessor da administração presidencial da Ucrânia, postou: “não tem nada a ver com isso”.
Desde o começo da guerra em 24/02/2022, chamada por Putin de “operação militar especial, a principal cidade Ucraniana a ser bombardeada foi Kiev, capital da Ucrânia e Kharkov.
Faz ameaça aos países que tentarem interferir com a ação russa, bem como com a aproximação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e que a Ucrânia quer se aliar e ter poderio bélico.
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, deu seu apoio à Ucrânia, e disse que “o mundo irá responsabilizar a Rússia” pela guerra. Desavenças entre os dois não são recentes.
No ano de 862 o príncipe viking Rurik uniu as tribos eslavas e finlandesas assim consolidaria a Rússia Quievana, que durou ate 1240, e com a Invasão Mongol na Europa pôs fim a essa união.
Assim a Ucrania moderna se dividiu em duas: a primeira, oriental, controlada e, em seguida anexada à Rússia, e a segunda: ocidental, controlada inicialmente pela República Polaco-Lituana e, em 1772, pelo Império Austro-Húngaro até o final da Primeira Guerra Mundial.
Foto Destaque: Captura de tela de vídeo geolocaliado pela CNN que mostra fumaça na região de Belgorod/Freedom for Russia Legion Press Service