O Irã atacou a base do grupo militante Jaish al Adl nesta terça-feira (16). Segundo o Paquistão, iranianos foram responsáveis pela morte de duas crianças. A informação foi disponibilizada pela Nournews do Irã, que disse, ainda, que as bases atacadas estão em território do paquistanês. O país informou que o Irã violou o espaço aéreo ao soltar misseis.
Duas crianças morreram devido ao ataque (reprodução/Jack GueZ/AFP/Folhape)
Violação do espaço aéreo
Os mísseis atingiram duas bases do grupo Jaish al Adl, causando a morte duas crianças que estavam próximas ao local. O comunicado foi lançado à imprensa algumas horas depois de a mídia revelar onde ocorreu o ataque.
O governo do Paquistão anunciou que o ocorrido terá consequências, e que tal situação é inaceitável. A nota foi divulgada pelo porta-voz do ministério de Relações Exteriores.Nesta segunda-feira (15), alvos do Iraque e da Síria também foram atingidos por meio de mísseis, com o ataque sendo coordenador pelas Forças Revolucionárias do Irã.
Outros ataques nesta semana
O grupo militar já havia realizado, anteriormente, ações defensivas contra as forças de segurança iranianas próximo à fronteira com o Paquistão. A Nournews afirmou que as bases que foram atingidas eram da província paquistanesa do Balochistão.
O comunicado feito pelo Paquistão não deu mais informações a respeito do ocorrido, mas divulgou que houve um protesto ao governo do Irã, e que o chefe da missão iraniana foi chamado ao Ministério das Relações Exteriores para explicar a situação. Ainda, segundo o país, o Irã será responsabilizado pelo ataque, e que houve chances de comunicação entre ambos, mas ainda assim, o confronto foi estabelecido.
Quando começou o embate entre Israel e Gaza
O conflito teve inicio no dia 7 de outubro de 2023, após um ataque terrorista contra o território israelense realizado por um grupo islâmico. Durante os dias que se seguiram da guerra entre Israel e Gaza, houve diversas tentativas de cessar fogo entre os países para resgate de vítimas e negociações.
Foto destaque: explosão causada por ataque (Reprodução/Perfil Brasil/Terra)