Brasil declara que enviará ajuda ao Canadá para combate a incêndios florestais

João Salles Por João Salles
3 min de leitura

Brasil enviará bombeiros e especialistas para o combate a incêndios. O Brasil havia anunciado o envio de brigadistas do Ibama.

Já o Ministério das Relações Exteriores anunciou nesta quarta-feira (19) que enviará ao Canadá ajuda para combater incêndios florestais. Segundo o governo brasileiro, a ajuda terá o envio de bombeiros de vários estados e de especialistas de diversos órgãos federais.

Já é o segundo anúncio de envio de ajuda do Brasil ao Canadá para o combate aos incêndios. Esses incêndios florestais já deixaram diversos estados do Canadá e dos Estados Unidos cobertos de poluição como, Montreal e Nova Iorque. Além disso, na província de Quebec, foram localizados mais de 80 incêndios, que deixaram a qualidade do ar extremamente tóxica.


Queimadas floretais no Canadá (Foto: Reprodução/Revista Oeste)


Segundo o Itamaraty, a ajuda vinda do Brasil durará um mês e será enviado às áreas mais afetadas desses incêndios. No total, serão enviados 104 especialistas ao Canadá. A lei do Canadá estabelece que, em caso de envio de ajuda humanitária, o país faça o reembolso dos gastos à nação que cedeu ajuda. Neste caso, o Brasil terá o ressarcimento dos seus gastos com os envios de ajuda.

Causa dos incêndios

Segundo especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), existem varias indicações de emissões de combustão incompleta, sendo comum na maioria dos incêndios florestais e queimadas, sendo um gás tóxico que permanece na atmosfera por vários meses.

Problemas que os incêndios florestais no Canadá podem causar à saúde

Com essa quantidade de gases tóxicos emitidos ao ar, como o dióxido e monóxido de carbono, a população canadense pode sofrer diversos problemas para a saúde, incluindo problemas respiratórios e cardiovasculares. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), as partículas conhecidas como PM 2.5, por serem menores que 2,5 micrômetros de diâmetros, podem permanecer no pulmão e levar à tosses e até inflamação do órgão.


Fumaça emborindo o Estado de Nova Iorque. (Foto: Reprodução/Brasil de Fato)


Além disso, com a péssima qualidade do ar e com a grande inalação dela, algumas doenças podem ser causadas, como asma, doenças cardíacas e pulmonares. Os governos canadense e americano emitiram alertas a sua população, já que crianças e idosos correm alto risco de adquirir essas doenças.

Foto destaque: Bombeiros correndo para combater os incêndios florestais. Reprodução/Correio da Manhã Canadá

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile