Brasil passa a exigir o visto de turistas de três países

3 min de leitura

A Partir do dia 10 de janeiro, para entrar no Brasil será exigido o visto de turistas vindos da Austrália, Canadá e Estados Unidos. Os visitantes que chegarem no país antes desta data, não precisaram apresentar o visto.

Obrigatoriedade do visto para entrar no Brasil 

Na data de 10 de janeiro, os vistos para o Brasil serão obrigatórios para turistas do Canadá, Austrália e EUA. O ministério do turismo comunicou que os turistas dos países listados acima que chegarem no pais até o dia 09 de janeiro, não irão precisar apresentar o visto para entrar no Brasil.

Anteriormente, a obrigatoriedade do visto também se aplicava aos turistas japoneses, entretanto, foi prorrogada após ser feito um acordo entre o Brasil e o Japão. O acordo entre os países estabelece isenção de visto mútuo para estadias com duração de até 90 dias. 


Reunião do presidente Lula com o primeiro ministro do Japão. (foto: reprodução/X/@lulaoficial)


No governo anterior, a obrigatoriedade do visto para turistas americanos, australianos, canadenses e japoneses entrarem no Brasil havia sido suspensa sem reciprocidade, pois os turistas brasileiros que tentavam entrar nesses países continuavam sendo obrigados a terem o visto.

O Ministério do Turismo informou que foram feitos ajustes no processo licitatório para a contratação da empresa que irá fornecer o serviço de vistos eletrônicos para o Canadá, Austrália e Estados Unidos. O novo decreto será divulgado assim que sua tramitação for concluída.

Brasil está aberto a negociação de isenção de vistos

O ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) afirmou que o governo brasileiro continua possuindo interesse em negociar com os três países acordos de isenção de vistos desde que sejam baseados em princípios de reciprocidade, onde exista uma igualdade em que os turistas brasileiros também não precisam do visto para entrar nesses países. Uma prática bilateral, como foi acordado com o Japão.

O ministro contou que o presidente Lula instruiu no inicio do governo,o restabelecimento do visto. Os quatro países foram chamados para negociar, mas somente o Japão aceitou o acordo, os outros países disseram não ser possível por causa da legislação deles.

 

Foto destaque: passaporte brasileiro. (reprodução/rodrigobellizi/istock)

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile