A brasileira Karla Stelzer Mendes, que estava desaparecida desde o início da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, foi encontrada morta nesta sexta-feira (13), segundo o embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer. O embaixador deu uma entrevista ao GloboNews nesta manhã, e se solidarizou com a família da vítima.
Além disso, o governo brasileiro também emitiu uma nota sobre o ocorrido. Karla morreu após ataques na faixa de Gaza, onde ocorreu uma rave – festa de música eletrônica -, com ela também estavam outros dois brasileiros: o gaúcho Ranani Nidejelski Glazer e a carioca Bruna Valeanu, que também morreram.
Melhor amiga de Karla dá depoimento sobre últimas mensagens (Video: Reprodução/Youtube/@Uol)
Detalhes do ataque e das mortes
A Rave que acontecia no local, Universo Paralelo, juntava cerca de 3 mil pessoas, e segundo o governo israelense, após o ataque do grupo Hamas, morreram 260 pessoas. O Itamaraty emitiu uma nota nesta manhã a respeito da morte de Karla: “O governo brasileiro lamenta e manifesta seu profundo pesar com a morte da cidadã brasileira Karla Stelzer Mendes, de 42 anos, terceira vítima fatal brasileira dos atentados ocorridos no último dia 7 de outubro em Israel. Ao solidarizar-se com a família, amigas e amigos de Karla, o Governo brasileiro reitera seu total repúdio a todos os atos de violência contra a população civil.”
Segundo apuração do portal G1, Karla vivia em Israel há 6 anos com seu marido, que também faleceu. O filho do casal servia ao exército local, e foram encontradas as últimas mensagens da família enviadas na manhã de sábado (07).
Band News noticia e explica morte da brasileira Karla Mendes (Video:Reprodução/Youtube/@BandNews)
Entenda o conflito entre Hamas e Israel
O grupo palestino, Hamas, iniciou um ataque contra Israel para reivindicar o território, que é motivo de disputas há séculos, por ser uma terra importante para as religiões oficiais de cada povo. Contudo, o grupo Hamas é considerado um grupo terrorista, e que não representa a totalidade do grupo palestino.
Segundo especialistas, grande parte da palestina que vive ao norte, na Cisjordânia, defende a criação de um estado palestino como ocorreu com Israel. Mas o Hamas deseja o extermínio do povo e do estado judeu.
Hamas, sigla árabe para “Movimento de Resistência Islâmica”, é um braço político e social do povo palestino. Apesar da luta armada, é importante pela ajuda humanitária que presta ao povo deles nas áreas pobres e mais precárias.
Desde que Israel se tornou um estado legítmo, o povo palestino tem diminuído drasticamente.
Foto destaque: Karla Mendes nas praias de Tel Aviv.Foto:Reprodução/X/@DanichPaula