Brasileiros aguardam resgate na Faixa de Gaza

Caroline Barbosa Por Caroline Barbosa
3 min de leitura

Em meio ao ataque terrorista em Israel, dois brasileiros desistem de serem resgatados da Faixa de Gaza, local de maior confronto no país. Cerca de 28 brasileiros aguardam resgate na Faixa de Gaza. Governo brasileiro monta logística para resgate de mais 700 pessoas até sábado (14).

Resgate de brasileiros em meio ao ataque terrorista

O Escritório de Representação do Brasil em Ramala, na Cisjordânia, informou, nesta quarta-feira (11), que há cerca de 30 brasileiros aguatdando resgate para voltar ao Brasil. Os repatriados serão levados ao Egito. Segundo o embaaixador Alessandro Candeas, “Tudo definido, apenas aguardando duas coisas: a autorização do Egito para cruzar a fronteira e que a própria fronteira esteja aberta. Já foi bombardeada três vezes”, contou o embaixador ao jornal O Globo.

Dos 30 brasileiros que aguardam o resgate, dois desistiram de serem resgatados. Entre as 28 pessoas, há 15 crianças, 6 mulheres, 6 homens e 1 idosa. A data e horário do resgate ainda são incertos, pois será um resgate complexo e de alto risco.

Na madrugada desta quarta-feira (11), o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou que já está em contato com países vizinhos de Israel para ajudar no deslocamento e resgate dos brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Contato e acordos estão sendo feitos com o Egito, Líbano e Cisjordânia.

É um crime de guerra cometido pelo Hamas e eles pagarão as consequências

                                                  Ataque de mísseis em Israel, feito pelo grupo terrorista Hamas. (Foto: reprodução/ Mahmud Hams/AFP)

O primeiro avião da FAB (Força Aérea Brasileira) chegou na capital brasileira por volta das 4h da manhã. O voo partiu do Aeroporto Internacional de Ben-Gurion, em Tel-Aviv, Israel. Espera-se que cerca de 700 brasileiros cheguem ao Brasil até sábado (14). O comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno, afirmou que cerca de 2,5 mil brasileiros já pediram ajuda ao governo do Brasil para serem resgatados. A prioridade são brasileiros não-residentes de Israel e Palestina. 

Conflito Israel X Grupo Hamas

O conflito se iniciou no último sábado (07), quando o grupo palestino Hamas, considerado terrorista, atacou Israel com milhares de mísseis da Faixa de Gaza em direção ao país. O governo de Israel afirmou ter mais de mil mortos, entre eles dois brasileiros. Há também cerca de 50 pessoas que foram sequestradas pelo Hamas e estão sendo feitas reféns.

Foto destaque: Mapa Israel e Palestina. Reproução/bbc.com

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile