O número de brasileiros que fez pedidos para voltar ao Brasil em Portugal chegou ao nível de antes da pandemia, muitos estão desistindo de seu sonho para retornar ao país de origem. Segundo dados levantados por Portugal Giro e pelo programa de retorno voluntário Árvore, que faz parte da Organização Internacional para as Imigrações (OIM), mostram que o número de pedidos aumentou.
Enquanto alguns cidadãos brasileiros preparam papéis para conseguir um visto para morar em Portugal, outros muitos estão desistindo da vida no país europeu e voltando para casa.
Entre os meses de janeiro e setembro deste ano, 541 brasileiros que moram em Portugal pediram ajuda econômica para voltar ao Brasil, destes pedidos, 202 foram atendidos e receberam passagens aéreas e ajuda com despesas de viagem. O número representa um grande aumento em relação a 2021, segundo ano com menos pedidos de retorno, quando 190 pedidos foram feitos e 52 foram atendidos.
Imagem de um passaporte (Foto: Reprodução/ Twitter)
Os números atuais se aproximam do cenário da Covid-19 em 2020, onde uma crise teve consequências extremas e fez com que 709 brasileiros procurassem ajuda do programa Árvore, na época 333 brasileiros obtiveram a ajuda que pediram.
As principais pautas em torno do retorno de tantas pessoas são a inflação que bate números recordes no país, crise do aluguel, problemas com documentação e dificuldade de conseguir um emprego são alguns dos principais empecilhos para continuar morando em Portugal.
O total de brasileiros que reside atualmente em Portugal pode chegar a cerca de 500 mil, o maior número de estrangeiros do país. Além disso, nos últimos meses o país lançou um novo programa de vistos para morar no país legalmente e conseguir emprego, muitos acreditam que com este novo visto, o número de estrangeiros, principalmente do Brasil, deverá subir drasticamente.
O programa que auxilia no retorno voluntário ainda é desconhecido por muitos em Portugal, e muitos brasileiros acabam pedindo ajuda da Embaixada, que na maioria dos casos afirma não ter os recursos necessários para custear tal retorno.
O objetivo do projeto é oferecer ajuda a quem precisa voltar, custeando passagens e ajudando na vida de volta ao país natal, quem deseja receber ajuda do programa deve pedir o auxílio que será estudado pelos membros e concedido ou não, quem volta ao país de origem com a ajuda do Árvore fica impedido de retornar a Portugal por três anos. Para aqueles que desejam saber mais informações, o programa conta com uma página na internet.
Foto Destaque: Imagem de Lisboa, capital de Portugal. Reprodução/ Twitter