Brasileiros entram na lista de estrangeiros autorizados a deixar Gaza

3 min de leitura

Segundo informações da CNN, nesta sexta-feira (10), um grupo de 34 brasileiros deve retornar ao Brasil após um mês do início dos conflitos entre Israel e Hamas. O grupo entra na lista de estrangeiros autorizados a deixar o território da Faixa de Gaza, e embarca amanhã rumo ao Brasil.  A previsão é que o presidente Lula receba essas famílias na manhã de domingo (12), em Brasília. 



Brasileiros são autorizados a deixar o território da Faixa de Gaza (Vídeo: reprodução/YouTube/CNN Brasil)


Mudanças na data de embarque até o esperado sim

Após liberação da informação dada em primeira mão pela CNN, o Ministério das Relações Exteriores confirmou através de um comunicado que o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, assegurou ao ministro Mauro Vieira a entrada de brasileiros e seus familiares na lista de estrangeiros autorizados a cruzar a fronteira de Gaza no dia de amanhã (10). 

Os brasileiros se concentram neste momento em duas cidades palestinas: Rafah e Khan Yunis. Ambas as cidades fazem fronteira com o Egito. A expectativa era de retorno do grupo ainda na semana passada, o que não ocorreu. O desembarque do grupo deve acontecer em Brasília ainda na manhã de domingo (12), coincidindo com a previsão do retorno de Lula, que está no Egito neste momento e deve retornar no sábado (11) e também com o um mês de chegada do primeiro grupo de repatriados vindos de Israel. 

Entre as paradas técnicas previstas para os brasileiros resgatados, estão: Roma, na Itália; Las Palmas, na Espanha e finalmente Recife, no Brasil. 

As negociações entre os países

Em postagem no Twitter o Itamaraty disse na tarde de hoje (9): “Cohen afirmou não ter sido possível cumprir a garantia dada por ele de que os brasileiros saíram ontem, 8/11, por fechamentos inesperados na fronteira. Assegurou a Vieira que brasileiros e familiares estarão na lista de estrangeiros autorizados a cruzar a fronteira amanhã.”

A entrada do Brasil na lista de países autorizados a repatriar seus cidadãos se dá após a intensificação de movimentos diplomáticos do governo atual, acionando contatos com diferentes países.

Foto destaque: estrangeiros aguardando sua saída de Gaza (Reprodução/Ibraheem Abu Mustafa/Reuters/Agência Brasil)

Jornalista formada pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduanda em Jornalismo Investigativo. Leitora voraz, entusiasta de diferentes idiomas, documentarista, apaixonada por viagens, histórias e direitos humanos. Amo o jornalismo, independente do formato. Exploradora do universo dos blogs e agora newsletters.
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile