Brasileiros resgatados de Gaza vão ficar em três estados e no DF

Alice Accioly Por Alice Accioly
3 min de leitura

Os 32 brasileiros resgatados da Faixa de Gaza devem chegar ao Brasil na noite desta segunda-feira (13). O grupo será dividido para se abrigar no Distrito Federal e mais três estados: São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Retorno para casa

Assim que os resgatados chegarem ao território brasileiro, eles irão permanecer por cerca de dois dias nas acomodações da Força Aérea Brasileira (FAB). Durante esse período, será realizado um trabalho de reabilitação física e mental e os indivíduos resgatados poderão resolver trâmites da documentação de retorno.

Entre as 32 pessoas resgatadas em Gaza, 22 são naturais do Brasil e 10 são palestinos. No grupo dos palestinos, três são parentes de primeiro grau de brasileiros e os outros sete portam o Registro Nacional de Imigração (RNM) e são considerados refugiados pelo Estado.

Segundo apuração do G1, 20 desses indivíduos ficarão em Brasília, nove devem ir para um abrigo no interior de São Paulo, duas pessoas vão para Florianópolis (SC) e uma para Porto Alegre (RS). O grupo destinado ao abrigo em São Paulo é formado por pessoas que “perderam vínculos familiares” com parentes brasileiros e não são capazes de se instalar de forma independente por um período temporário.


Crianças do grupo de 32 pessoas repatriadas chegam no Brasil nesta segunda-feira (13). (Foto: reprodução/ MRE/ Band)


Nos últimos dias, o Governo Federal disse que não tem planos de criar um auxílio financeiro para os brasileiros e palestinos nessa situação. Os que estiverem dentro dos critérios do Cadastro Único poderão garantir benefícios como o Bolsa Família. Contudo, os custos de hospedagem nos abrigos e apoio aos trâmites da documentação de migração e refúgio continuam sendo cedidos pelo Governo.

De Gaza até o Brasil

Segundo informações do Itamaraty, o grupo saiu da cidade de Gaza na manhã de ontem (domingo), passou pelo controle migratório palestino e foram em direção ao Egito. Chegando na fronteira, encontraram uma equipe da embaixada brasileira e passaram pela burocracia para adentrar o país.

Depois da imigração, o grupo foi em vans contratadas pelo Itamaraty para Cairo, capital do Egito, e após seis horas de trajeto, chegaram no local onde o avião da FAB partiu em direção ao Brasil. O voo saiu às 6h52 pelo horário de Brasília e a previsão de chegada é às 23h30, em Brasília.

 

Foto destaque: brasileiros resgatados já estão a caminho de Brasília. (Reprodução/ meionorte.com)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile