Buenos Aires sofre apagão afetando 20 milhões de pessoas

Juliana Gomes Por Juliana Gomes
3 min de leitura

Após incêndio ocorrido, às 16h, em pastos próximos a Buenos Aires afetou três linhas de transmissão de alta tensão de energia, deixando grande parte da metrópole buenairense e muitas das outras províncias argentinas sem eletricidade por cerca de duas horas. Cerca de 20 milhões de pessoas, sendo mais de seis milhões de residências, foram afetadas, o que corresponde a 40% dos consumidores de energia da região. 

A usina nuclear Atucha I ficou fora de serviço por causa do incidente, descompensando o sistema de interconexão argentino (SADI). 


Incêndio causa apagão em Buenos Aires. (Reprodução/Todo Notícias)


Considerando que o sistema de distribuição é dependente da estação, mas ficou sem eletricidade, a empresa de água e esgoto AySA pediu à população que fizesse o uso racional da água. 

Os serviços, na capital, de metrô, trens e sinais de trânsito também foram afetados. Logo, como os cidadãos precisaram recorrer a ônibus e carros, criou-se um trânsito e gerou filas longas em postos de gasolina.

O apagão é grande, afeta a várias províncias”, explicou Santiago Yanotti, subsecretário de Energia, ao canal C5N. “Em um momento de altas temperaturas como foi hoje em grande parte do país, o setor elétrico demandava 25 mil megawatts e, com o incêndio, 9 mil megawatts foram perdidos. Isto provocou uma ruptura no sistema”.

A administração nacional, orientou o aumento da carga elétrica por outros distribuidores, para solucionar a situação.

O ministro da Economia argentina, Sergio Massa, pediu, à noite, à Justiça que investigasse o incêndio nas ilhas do delta do Rio Paraná. Há a hipótese de que o incidente foi causado pelas altas temperaturas e tempo seco. De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional, este está sendo o trimestre de verão mais quente da história de Buenos Aires, desde o início das medições em 1906.

Foi informado, pelo governo, às 19h, que já voltaram a funcionar “todas as linhas da SADI de 500 kW”. Porém, fontes do setor mostraram que ainda não foi reestabelecida a normalidade. 

 

Foto destaque: Buenos Aires sofre apagão. Reprodução/Reuters.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile